Mapas Mentais

Sou um grande usuário e fã da técnica de Mapas Mentais desenvolvida por Tony Buzan na década de 60. Basicamente um Mapa Mental é um diagrama que permite apresentar idéias de forma resumida e visual. Você pode por exemplo, fazer um resumo de um livro utilizando a técnica e reduzir o tempo de estudo quando necessário.  Tenho um amigo que tem feito resumo de livros, utilizando a técnica, em Outubro publicamos em nossa newsletter o resumo do livro The Dip com a técnica: http://www.triadedotempo.com.br/leia_livro.html – por Rodrigo Henrique. Veja um mapa de exemplo:

Mapa Mental

Eu utilizo um software para fazer o desenho de meus mapas (Mind Manager 7), quando vou a uma reunião costumo fazer as anotações com o Mind Manager e arquivá-lo na pasta do cliente. Isso me poupa tempo e fica fácil de explicar para a equipe ou até mesmo revisar os objetivos com o cliente.

Quando preciso fazer uma palestra, curso ou um novo produto meu processo de criação começa  no Mapa Mental, meu último livro, Você Dona do Seu Tempo, começou com um mapa mental. Abaixo segue a imagem do mapa quando estava na metade da concepção do livro, no acompanhamento do real escrito x planejamento das próximas idéias:

mm-mulheres.jpeg

Tenho testado o Microsoft OneNote para tomar notas em reuniões também, mas ainda prefiro o Mind Manager para criação de idéias. Em breve irei postar algumas informações sobre esse software da Microsoft de anotações.

Existem alguns bons sites sobre o assunto e livros no Brasil, um excelente site é o www.mapasmentais.com.br e um bom livro é do Walter Herman – www.idph.com.br.

10 Respostas

  1. Caro Christian, preciso de dicas pra começar…
    Tenho o livro do Hermann, mas ainda não me dispus a fazer o curso. É certo que preciso dum objetivo claro: tenho um site em formação, que é um trabalho de pesquisa sobre compositores brasileiros da era do rádio e da Tv p&b e há tempos penso num blog…
    Como não domino bem as ferramentas do computador não entro “in rapport” comigo mesmo pra traduzir o pensamento ao mesmo tempo em que manejo o o mouse… Tentei várias vezes à mão mas não gostei do que fiz… Agradeço desde já a atenção dispensada.
    Marcio

  2. Oi Márcio,

    Não entendi bem.. você quer algumas dicas para fazer os mapas mentais?? Ou para algum software de mapa mental ou para criar o blog?

    Dá uma olhada nesse site de um parceiro meu: http://www.organizesuavida.com.br/si/site/770102

    Espero que ajude..
    Abraços

  3. Que tal disponibilizar mapas mentais dos seus livros e nas próximas edições eles fazerem parte do livro?

  4. Dr. Christian,

    Peço indicar cursos sérios de “Mapas Mentais”. Penso que para mim seria melhor aprender a técnica antes de utilizar softwares.

    Grata

    Cristina

  5. Peço indicar cursos sérios sobre Mapas Mentais. Prefiro aprender a técnica antes de começar a utilizar softwares.

    Grata
    Cristina

  6. Christian….

    Acho que preciso fazer todo tipo de curso para desenvolver a minha “organização mental”. Recentemente fiz um pequeno teste e descobrí que tenho TDAH. Isso acabou sendo um alívio, pois eu já desconfiava, e agora estou “trabalhando” os meus limites…

    Voce já leu o livro MENTES INQUIETAS ?

    Monica Loureiro Jorge

  7. Também uso o MindManager 7 Lite no dia-a-dia; criei um painel de controle (dashboard) que linka para outros mapas, arquivos e páginas na internet.
    Um abraço.
    http://opcaocriativa.blogspot.com

  8. Gostaria de fazer um curso sobre Mapas Mentais. por favor mandar informações.

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s