Anúncios

Empreendedor ou Escravo?

O dia que eu for dono do meu próprio negócio, eu vou ter mais tempo para minha vida.” – Muitas pessoas que trabalham demais.

Quem já não ouviu a frase acima? Talvez você seja até uma dessas muitas pessoas que falam isso com frequência. Infelizmente, essa afirmação é uma das coisas mais irreais que vejo quando falamos de administração de tempo para empreendedores.

O empreendedor padrão é aquele cara que tem uma tendência a ser workaholic, deixar de lado coisas importantes em função “do crescimento da empresa, para aproveitar depois”, está sempre pensando em como fazer a empresa ter mais resultados e por ai vai….

A maioria dos empreendedores que conheço viram escravos do próprio negócio pois não conseguem separar vida pessoal de vida empresarial. Eu fui assim durante muitos anos e o pior é que nem percebia o quanto estava me afundando no meu próprio estresse. Veja algumas dicas para reverter esse quadro:

0 – Agende férias!

Se a empresa não vive sem você por pelo menos 10 dias é melhor você repensar toda a sua empresa.

1 – Pare e pense para onde está sua vida está indo

Se você cuida tanto da empresa e dedica-se pouco para você e suas atividades importantes, pode perceber, às vezes, tarde demais que focou seu tempo em atividades erradas. Conheço muitas histórias de empreendedores que cresceram com a empresa destruindo suas vidas e depois se questionam se realmente valeu a pena. Equilibrar sua vida pessoal e profissional é essencial para ter um futuro com sentido e sem arrependimentos.

2 – Delegue o máximo que puder! Você não é onipresente.

O empreendedor precisa ter a consciência de que outras pessoas também podem realizar o trabalho que ele faz. Ninguém é insubstituível. Isso não tira a sua responsabilidade, mas liberta-o para focar em outras atividades mais importantes. Se não é possível delegar, o crescimento da empresa estará diretamente ligado ao tempo do empreendedor, e ele pode ser bem limitado. Obviamente você não delegará definição de metas ou estratégia, mas o operacional deve ser ao máximo delegado a equipe.

vendedor

3 – Aprenda técnicas de gerenciamento de tempo e redução de estresse

Chega um determinado momento, que estamos tão assolados de urgências e circunstancias que precisamos de uma ajuda externa para conseguir enxergar uma solução. Recomendo que procure um treinamento que ajude você a incorporar novas técnicas de administração de tempo e redução de estresse no seu dia-a-dia. Elas funcionam e podem ajudar você a sair dessa fase.

4 – Coloque momentos importantes em sua semana

Não deixe os dias serem apenas urgências e circunstâncias. Comece a colocar pequenos momentos importantes em seus dias como, por exemplo, um almoço em família, sair um pouco mais cedo para ir ao cinema, pegar seus filhos na escola, praticar um esporte ou um hobby.

5 – Aprenda com suas urgências

A maioria das urgências da sua equipe e da sua rotina poderia ser evitada! Na próxima vez que uma algo urgente acontecer pare e pense como poderia evitar que esse problema se repita. Em geral com antecipação e planejamento você conseguirá reduzir as urgências.

6 – Domingos são pessoais

Sua família e sua vida precisam de você! Evite ao máximo utilizar seu domingo para trabalhar. Desligue seu notebook, seu celular, esqueça a empresa. Faça passeios com a família, aproveite seu tempo com as pessoas importantes de sua vida. Recomendamos que no final do seu domingo você planeje a sua semana, de modo a priorizar atividades importantes para seus dias e prevenir eventuais urgências.

7 – Escolha uma ferramenta para gerenciar seu tempo

Você precisa ter uma agenda eficiente, um celular, um palm ou um site na Internet que ajude você a priorizar seus dias, planejar suas metas, agendar suas reuniões, etc.

Será que você já chegou nesse ponto? Faça o teste online e descubra: EMPREENDER X VIVER

Anúncios

5 Respostas

  1. […] Empreendedor ou Escravo? […]

  2. […] Empreendedor ou Escravo? […]

  3. […] Empreendedor ou Escravo? […]

  4. […] Empreendedor ou Escravo? […]

  5. Senhores,

    É sempre agradável ler as reflexões do Christian Barbosa, a
    simplicidade de seus textos, a sinceridade de suas palavras. Isso me faz acreditar ainda mais no espírito
    empreendedor dessa geração jovem e ética que está aí, e o Christian é um bom
    exemplo dessa geração.

    Desejo sucesso, e sempre e mais e tanto.

    Cum magnum gaudium
    et spes (com grande alegria e esperança),

    Cordialemente,

    Paulo César dos
    Santos
    Instituto Nobre de Qualidade, Imagem e Conceito
    Recife – Pernambuco
    http://www.institutonobre.com.br

    />No Twitter: http://twitter.com/Instituto_Nobre

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s