Como Manter a Produtividade com Viagens constantes

tam-a-330

Desde março tenho viajado praticamente todos os dias para realização de reuniões, palestras, treinamentos e consultoria. A vida de palestrante é assim mesmo (e de outras profissões também), mas eu sou empresário e preciso ter tempo pra fazer a empresa crescer e evoluir.

Muitas pessoas questionam sobre isso, como manter a produtividade, as pendências em dia e o equilíbrio pessoal X profissional com tantos deslocamentos que algumas áreas profissionais exigem.

Por experiência própria e conversando com alguns executivos, separei algumas dicas que podem minimizar esse impacto dos deslocamentos constantes:

1 – Opte por vôos noturnos

Sempre que possível escolha vôos após o horário de expediente, eles evitam que você perca um dia de trabalho com deslocamento e deixam você no horário de dormir quando chegar.

2 – Planeje menos atividades diárias

É uma ilusão achar que você vai conseguir produzir no mesmo ritmo que produz no seu ambiente de trabalho, a recomendação é que você reduza em no mínimo 30% suas prioridades diárias.  Quando dou treinamento ou consultoria (em geral 8hs de duração), eu só tenho disponível o intervalo de espera no aeroporto para o vôo ou a noite (caso fique dois dias na localidade) e em ambos os casos, eu já estou cansando e consigo apenas executar atividades simples, não consigo escrever ou criar nada complexo. Não tenho o que fazer, esse é o meu bioritmo, quando tento ultrapassá-lo, meu corpo sente o estresse.

3 – Delegue por e-mail e confirme por telefone

Quando você está fora e precisa delegar atividades para sua equipe, a melhor sugestões é pecar pelo excesso de explicação do que pelo erro na execução. A sugestão é enviar um e-mail com o que deve ser feito bem explicado (explique o que deve ser feito, como deve ser feito, o resultado esperado e qualquer informação adicional que se faça necessário). Avise no e-mail que entrará em contato para explicar a tarefa. Quando possível ligue para a pessoa e fale sobre a tarefa que você enviou, tire eventuais dúvidas e confirme o entendimento.

É muito crítico quando estamos fora deixar tarefas importantes sem esse tipo de acompanhamento, lembre-se que na delegação o erro é sempre de quem delegou e não do executor.

4 – Pharmaton

Pharmaton_institucionalQuando a Boehringer Ingelheim se tornou cliente da Tríade do Tempo, a Daniela  que faz parte da equipe de RH me falou sobre o multi-vitamínico Pharmaton, que é um composto com Ginseng, vitaminas e minerais que ajudava no controle diário da nossa energia e controle da fadiga. Como eu sou desconfiado, resolvi experimentar (eu já usei o Centrum, o da Herbalife e outros) e fiquei muito impressionado com o resultado. Ele dá uma energia e aumenta muito minha capacidade mental. SHOW mesmo, vale a pena experimentar!!!!

5 – Smartphone com Web

A vantagem de um smartphone em viagens é insuperável, a possibilidade de ver meus e-mails em qualquer lugar, de acessar o Neotriad e ver minhas prioridades é vital, impossível viver sem! Recomendo que seu smartphone tenha a possibilidade de acesso a Intenret (como o VivoZap ou TIM), pois evita de levar um aparelho para conectar a Internet e o smartphone. Se ele tiver bluetooth melhor ainda, pois nem precisa tirar o celular da mala para conectar o notebook.

6 – Não se cobre demais

Mais importante de tudo é entender que tudo na vida tem um ritmo e que quando você tentar ir contra esse ritmo natural das coisas, o estresse aparece. Em viagens sua produtividade tem uma tendência a cair, é normal, não se cobre demais, não se exija demais.  Tente relaxar e fazer o máximo que conseguir sem ir além de seus limites. Você acha que não me incomoda ficar sem escrever pro blog ou um artigo? Deixar de pensar no novo software? Claro que sim, mas se eu forçar a barra vou me prejudicar, então aprendi a controlar meus instintos!

Uma resposta

  1. Oi Christian, excelente texto, estava precisando exatamente dessas dicas… Grande abraço, Miguel

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s