Hífen (-) ou Underscore (_) para nomes de arquivos?

files-home

Já recebi diversas perguntas sobre essa questão, quando recomendo a organização dos arquivos, sugiro que cada arquivo tenha um nome significativo que permita que você saiba o conteúdo do mesmo sem precisar abrí-lo.

Como sugestão, utilize nomes de arquivos seguindo uma lógica, como por exemplo:

[TIPO]-[SUBTIPO]-[SUBTIPO2]-[DATA].[EXTENSÃO]

  • relatório-vendas-regionalsul-01052008.doc
  • planilha-faturamento-mar08.xls
  • treinamento-gestãotempo-abr07.ppt

Mas surge sempre a questão: usar hifen ou o underscore para separar o nome de arquivos? Bem, aqui vou falar sobre o ambiente Windows (ainda sou certificado Microsoft!!! hahahah) para responder a essa questão (em alguns sistemas Linux esse conteúdo não se aplica).

Para efeitos do Windows, o sistema de arquivos FAT ou NTFS não há grandes diferenças para o usuário, mas alguns sistema de pesquisa como o Google não entendem o underscore como um separador e isso pode trazer resultados errados na pesquisa ou mesmo ignorar as condições de pesquisa. Por exemplo: arquivo_morto_maio_08.doc seria entendido como arquivomortomaio08.doc

Como recomendação utilize o hífen ao separar as palavras de seus arquivos!

3 Respostas

  1. Acho legal você escrever esse tipo de post para esclarecer dúvidas das pessoas, mas confesso que continuarei usando Underscore por puro hábito.

    Acho que pra mim não tem grandes problemas em usá-lo, mesmo porque quando vou buscar alguma coisa no Windows, costumo utilizar parte do nome.

    Abraços e obrigado pela rápida responda. Agora faça um post para nomeação das pastas.

  2. Me parece que o Windows Vista só indexa palavras inteiras ou início de palavras, como em um banco de dados. Isso é bom para agilizar pesquisas em grandes bancos de dados, mas deixa a busca por arquivos inútil. Por exemplo, organiza minhas fotos todas com o padrão “aaaammdd-hhmm.jpg”. Estava tentando procurar fotos tiradas em 10 de maio qualquer, que teriam a sequência “0510” no meio, e ele não acha nada! Achou uma foto tirada às 05:10 porque havia a sequência -0510, mas não achou as fotos de 10/05 que tinham a sequência AAAA0510… Isso também impossibilita a busca por arquivos sobre os quais você sabe trechos centrais do nome, mas que não foram “separados” por hifens como na dica acima. Há como desabilitar isso, e forçar uma velha e boa busca natural por texto integral nos nomes dos arquivos???

  3. Oi Marcelo,

    Eu também uso em meus arquivos datas para organizar os nomes. Por exemplo:

    Proposta-Cliente-Jun08.doc
    Relat-Vendas-051007.doc

    Fiz o teste no vista, digitando no search apenas JUN08 (sem aspas sem nada) e ele achou todos os arquivos que tinham esse texto no nome. Pra mim funcionou.

    O que pode estar acontecendo é que talvez esse diretório não esteja indexado.

    Mas no exemplo acima, a melhor forma de você fazer essa busca seria procurar por arquivos que tenham essa data, indo na Pesquisa Avançada e especificando uma data.

    Se você quiser ignorar o índice e procurar na mão, em localização mude de Localizações Indexadas para o drive C: por exemplo!

    Espero ter ajudado!

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s