Anúncios

A ERA DO NÓS

Foto_andrew_lippman_465x150_030608

Na terça estive no Fórum Mundial de Marketing & Vendas da HSM (excelente evento, recomendo!), e assisti algumas palestras interessantes que valem a pena comentar aqui no blog.

O cientista do MIT Andrew Lippman (um pioneiro da tecnologia de Internet e colaboração no mundo) teve como tema central de sua palestra a criação de Sociedades Virais e Arquiteturas para o futuro.

Apesar do discurso não ter trazido nenhum segredo revelado, a sua visão e o trabalho do MIT nessa direção, mostram que cada vez mais a sociedade está cercada por comunidades virtuais e processos colaborativos interagindo no dia-a-dia, rotineiramente.

Ele citou a troca da sociedade do “EU” em ilhas isoladas pela sociedade do “NÓS”, em ilhas conectadas através da tecnologia. O que já está acontecendo como um padrão para nossa juventude, que nasce fazendo pesquisas de escola no Google e que cresce utilizando a Internet como meio de troca de experiências, conteúdo e armazenamento de informações.

Quando falei da primeira vez sobre o conceito de Distribuição para produtividade, falavam que isso nunca ia se tornar um padrão na indústria. Lembro de uma empresa que ministrava seu curso de administração de tempo com foco em um Planner de papel (não é a FranklinCovey) aonde um dos diretores disse que o Planner tinha vida longo por mais 100 anos! Ele ficou bravo quando disse que o planner ia morrer em 10 anos, quando a geração Y começasse a assumir a maioria dos cargos nas empresas.

Estou dizendo que a sociedade do “NÓS” vai matar o planner? NÃO! Quando falo do planner morrer, não estou dizendo que ele vai deixar de existir, acho que ainda tem vida longa sim, pois temos muitas pessoas que adoram escrever suas prioridades na agenda. Mas o que estamos vivendo e o que o professor Lippman mostrou é que nossa sociedade está em transformação. Nessa mudança as novas gerações usarão a web, um smartphone, um dispositivo novo qualquer conectado através de rede wireless (que, aliás, na palestra ele fala como se isso já tivesse acontecido há algum tempo) para trabalhar e definirem suas prioridades.

A produtividade será ampliada na era do “NÓS”? Isso vai depender de como seu “EU” irá interagir com essa nova realidade!

E você? Está pronto para ERA do NÓS?

Anúncios

Uma resposta

  1. Ótima pergunta, Christian, para a qual eu ainda não tenho a resposta. Mas, como diria Augusto Cury, o ser humano tem como uma das principais características a psicoadaptação; nos acostumamos às mudanças. Um abraço!

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s