Quantas Horas Devemos trabalhar por mês?

Pesquisadores japoneses, da Chiba University, publicaram um estudo na revista Occupational Medicine, no qual procuraram estabelecer a influência do período de trabalho no risco de ocorrência de enfermidades psíquicas.

Os pesquisadores afirmam que o estabelecimento de um limite de horas, destinadas ao trabalho, é uma medida muito importante na proteção do indivíduo contra os efeitos nocivos causados pelas longas jornadas laborais.

clocks6

Participaram da pesquisa 715 trabalhadores, que foram avaliados quanto à presença de sintomas psiquiátricos, segundo escalas específicas pré-existentes. Os resultados divulgados revelaram que os participantes, que possuíam carga mensal de trabalho entre 260 e 279 horas, estavam sob maior risco de desenvolver manifestações de ansiedade, irritabilidade e fadiga crônica.

O grupo de trabalhadores, que destinava mais de 280 horas mensais às suas atividades laborais, evoluiu com maiores taxas de fadiga geral, distúrbios psíquicos, ansiedade e esgotamento profissional. Segundo o estudo a duração máxima do tempo destinado ao trabalho deve ser de 260 horas por mês.

Particularmente, eu acho esse um número um pouco exagerado. Particularmente, eu amo o que faço e o trabalho me dá um nível de realização que permite trabalhar 10 horas diárias sem exaustão (aproximadamente 220 horas mês). Considero-me um worklover e não um workaholic. Sei parar e equilibrar minhas horas com outras áreas importantes da minha vida e não fico sofrendo por estresse.

O problema é quando não sabemos a hora de parar e o trabalho se transforma em obsessão, gerando desconforto, estresse, pressão e infelicidade. Nesse caso é o momento de repensar a relação do trabalho X vida.

E você? Quantas horas trabalha por mês? Está conseguindo equilibrar seu tempo?

Responder