Pontuações (by Fátima Rodrigues)

Recebi esse texto no dia dos namorados, uma reflexão sobre a relação Homens x Mulheres de uma leitora e achei interessante compartilhar:

Depois de muito meditar, ler o clássico “Os homens são de Marte e as mulheres de Vênus” e outros tantos livros que nós mulheres teimamos em ler para decifrar o enigma que é a mente masculina ….

……Vou abrir um parêntese aqui vc já viu algum homem ler livros para decifrar mulheres? Nem eu … mas as mulheres acham que podem né?

paoE eu também me incluo nisso, afinal minha família tem mais integrantes masculinos do que femininos e eu posso falar de carteirinha – salve a mente masculina, tão clara e objetiva. Andei falando com alguns homens sobre a diferença entre nós, coloquei na pauta o que pensava – e eles concordaram- ufa! Ponto para mim, então vamos lá….

 

Penso que se formos dar um significado ortográfico para ilustrar os sexos, os homens seriam pontos de exclamações e as mulheres de interrogações .

Nós mulheres estamos sempre questionando: as atitudes, as ações verbais e não verbais dos homens. Se eles estão conosco – perguntamos será que ele gosta de mim? Será? Se não estão : será que ele não me ama mais?o que será que aconteceu? Aí se elogiam muito… por que estão elogiando tanto ?–se não – há algo errado? Bom poderia ficar enumerando horas aqui e hajam interrogações femininas – Meu Deus ! além daquelas que fazemos em nós mesmas…. claro que em relação à eles……..sempre eles……as nossas maiores dúvidas da vida sempre são relacionadas à eles – sempre.

Já o homem – ah este ser não pergunta nada , pois ele é a resposta nunca a pergunta – já dizia um amigo (que foi mais do que amigo ) se estou aqui com você é porque quero( quando perguntei – claro!). E realmente eles são assim …. objetivos e sensatos – não há dúvida – só certeza. Eles não questionam pois sabem muito bem o que querem Afinal você já viu algum homem perguntar onde fica algum endereço que eles desconhecem ?– nunquinha….jamais.. eles se perdem – se acham- mas nunca perguntam…. e o que dirá em relação a nós mulheres então….. coitados nunca entendem nada – porém nada perguntam … até porque não são loucos não é?

Acho que o equilíbrio aqui seria juntar a interrogação com a exclamação e virar dois pontos travessão na outra linha – afinal nada como um boa conversa – sem perguntas – sem respostas – apenas uma conversa – afinal tudo começa com uma boa conversa….

Também tenho que falar das reticências…. sou fascinada por esses pontinhos., São as palavras que não são ditas que ficam no ar e podem ser interpretadas ou imaginadas do jeito que quiser ou convier – como um jogo – onde os participantes pensam mais do que escrevem – afinal nada como um bom mistério para aquecer o raciocínio…

Também temos os parênteses – ah estes são emoções resgatadas e colocadas no meio da conversa para esclarecer e que muitas vezes nos confunde ainda mais.smiley04

Já numa relação, penso que o homem dificilmente é quem coloca o ponto final, pode estar ruim mas os pontos finais são responsabilidade da mulher –Claro, em tudo há exceções, eles até colocam o ponto final mas demoram muitos parágrafos que em alguns casos se arrastam por meses e até anos.

Bom se por acaso ficarem de olho em outro texto aí a coisa muda de regra :ou colocam o ponto rapidamente ou adotam uma virgula e aí ficam com os dois textos numa paralela eterna, ou até que um dos textos se sobreponha ao outro.

Mas nada é tão frio e gramatical assim……

Quando há paixão , aí o texto vira prosa ou poesia, não há regras gramaticais que proíbam as palavras de combinarem em rimas nunca usadas., afinal o amor prevalece sempre a qualquer regra.

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s