5 formas de você perder o controle da sua agenda

controle

1 – Não anotar suas demandas

Se você faz gestão de tempo por memória, tem tudo para ter muitas urgências e esquecimentos na sua rotina. É impossível planejar aquilo que não consegue se ver claramente. Tire tudo da cabeça e escreva tudo que deve ser feito.

2 – Super alocar a segunda-feira

Uma segunda-feira mal planejada é a chave para estragar toda sua semana. Se você perder o controle das suas atividades na segunda e não recuperar na terça, dificilmente conseguirá manter o planejamento da semana.

3 – Planejar o dia

O dia não deve ser planejado, deve ser priorizado! O planejamento é antecedência e isso significa que você deve planejar um mínimo de 3 dias à frente, caso contrário será quase impossível reduzir as urgências que você poderia prever.

4 – Work By Mail

Quem paga seu salário não é o seu servidor de e-mail, logo não trabalhe para o e-mail! Trabalhe com prioridades que são definidas pela manhã e que podem chegar via e-mail nos horários em que você abrir seu correio eletrônico. É um grande erro ficar com e-mail aberto e sair fazendo tudo aquilo que chega.

5 – Usar seu calendário para anotar tarefas

Seu dia possui tarefas e compromissos. Tarefas tem um dia específico para serem executadas, mas não tem um horário pré-determinada. Já os compromissos ficam na agenda, tem hora de início e término. Calendário não foi feito para agendar atividades ao longo do dia, além de deixar sua agenda mais inflexível é péssimo para realocar atividades no caso de furos (já fui instrutor de uma consultoria americana que joga no lixo as listas de prioridades e manda usar só calendar, e não funciona).

9 Respostas

  1. […] 19 Agosto 2008 de Miguel Cavalcanti Achei há pouco um método de produtividade e gestão do tempo para criativos. Extremamente simples e bacana. Me lembrei do GTD do David Allen e da Tríade do Tempo do Christian Barbosa. […]

  2. Gostaria de uma explicação melhor para o item 5. Não entendi o fechamento. Tb não entendi se as tarefas são para serem anotadas na agenda ou não. Abs.

  3. Olá Ennio,

    O item 5 eu digo para não anotar apenas compromissos, mas dividir o dia entre Tarefas e Compromissos.

    Tem gente que marca tudo que tem para fazer como horários na agenda e isso que não traz grande produtividade.

  4. Christian, qual a diferença entre o Action Method Online e o Neotriad?

    OS dois não são semelhantes? O AMO é mais indicado para criativos do que o Neotriad?

    Obrigado, abs.

  5. Miguel, eu tenho muita dificuldade em seguir métodos e regras para organizar minha agenda.

    Naturalmente me organizo com uma série de ações desordenadas que não são contextualizadas (e aí jaz minha principal dificuldade – contextualizar e taxonomizar cada coisa, idéia, pensamento relevante).

    Fica artificial seguir estas regras e ainda não tive sucesso com o neotriad (sou assinante).

    Vou experimentar o AMO.
    Abs.

  6. Olá

    Não ficou muito claro pra mim o item 3, me pareceu meio contraditório. Se não for pedir muito, gostaria que você o explicasse melhor.

    Obrigado

    • Eu não recomendo o “plano do dia seguinte”, quando falo de planejamento é no mínimo de 3 dias para a frente. “Planejar” o dia seguinte é simplesmente viver o deixa a vida me levar, poucas pessoas conseguem sair do lugar com uma visão tão restrita. Ajudei ou compliquei?

      • Opa, acho que entendi sim. Segundo vc “planejar” a curtíssimo prazo equivale a não planejar e acaba te deixando sem controle sobre seu dia-a-dia. Certo?

        Valeu, pela atenção

  7. […] dicas simples para lidar com a procrastinação no trabalho 5 formas de você perder o controle da sua agenda Conselhos para parar de adiar constantemente as suas metas e […]

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s