LIDERANÇA E EQUIPE PRODUTIVAS – NA PRÁTICA – PARTE 1

     Tenho recebido muitos e-mails de lideres questionando como exercer uma liderança de forma a criar um ambiente agradável de se trabalhar, com qualidade de vida e alta produtividade em suas equipes.

Estou trabalhando em um profundo estudo sobre esse assunto, mas já tenho alguns dados preliminares, que posso comentar, sobre boas práticas da liderança produtiva e como começar, na prática, a trazer esses resultados que os líderes esperam.

1 – Adote um método – A vida é composta por uma série de métodos, que vão desde seu modelo para escovar os dentes até o método que você tem para priorizar suas atividades. É muito provável que você e sua equipe não tenham tempo, pois estão aplicando um método errado ou empírico. Infelizmente não aprendemos na escola ou na faculdade a administrar nosso tempo, mas hoje essa ciência precisa estar presente na formação extra-curricular de qualquer líder. Eu defendo na Triad um método de 5 etapas que gera resultados mensuráveis no uso do seu tempo. Muitas pessoas confundem método com rigidez, inflexibilidade e regras, mas é totalmente o oposto. O método precisa ajudar você a ganhar flexibilidade e espontaneidade para viver o importante da vida. Busque um método que se adapte ao seu estilo, aprenda, estude, aplique e compartilhe o conhecimento com sua equipe.

2 – Descubra como sua equipe usa o tempo – Nosso tempo é dividido entre uma Tríade de possibilidades: Importante – atividades com tempo, que trazem resultados. Urgente – atividades que o tempo acabou ou está curto, trazem resultados pressionados ou estresses. Circunstancial – atividades com resultado inexistente, tempo desperdiçado. Uma equipe que traz resultado tem a maior parte do seu tempo (acima de 55% do seu tempo) focado na esfera do Importante, tem urgências sobre controle e quase nada de circunstancial. Quando você entende a forma que sua o tempo, fica mais fácil criar uma mudança, entender os ladrões de produtividade e focar a equipe na esfera do Importante.

3 – Aplique o método na ferramenta – Escolha uma ferramenta de trabalho pessoal e para sua equipe para centralizar as prioridades, projetos, agenda e informações. É fundamental que seja algo centralizado e que todos tenham acesso, você pode fazer isso desde o seu Microsoft Outlook até ferramentas como Neotriad, Project entre outras. É poderoso esse facilitador na produtividade do time.

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s