COMO ALCANÇAR SUAS METAS PARA 2009?

Pense e responda a seguinte pergunta: 2008 já está no fim e quantas realizações você teve na sua vida profissional e pessoal? Você realmente aproveitou bem o seu tempo? Espero que as respostas tenham sido positivas e que todos os dias do ano tenham sido muito proveitosos, tanto pessoal como profissionalmente. Mas espero também que não tenha dedicado todo o tempo ao seu trabalho e esquecido das outras coisas boas que a vida tem a oferecer.

goals2

O fim de ano é marcado pelas promessas de ano novo e vida nova. Mas você já parou para pensar que a maioria delas está ligada ao melhor aproveitamento do tempo para conquistas pessoais? Aproveitar melhor os momentos em família e com os amigos, casar, ficar em forma, ser mais organizado, ter menos estresse. Sem esquecer, é claro, do lado da carreira que é conseguir aquela tão almejada promoção na empresa em que trabalha ou então fechar novos negócios.

No geral, as pessoas desejam ter mais tempo para cuidar de si mesmas e ficar mais tempo com aquelas pessoas que são importantes para a sua vida. Isso além do grande desejo por prosperidade. Ter planos para 2009 é algo muito positivo, pois isso indica que você possui metas a serem cumpridas e sabe o que precisa para sua vida ser ainda melhor. Porém, o problema é o seguinte desafio: o planejamento e a execução.

Planejar é descobrir um modo de tornar viável todos os seus sonhos, é colocar no papel tudo aquilo que desejamos conquistar, quando chegaremos lá e de que maneira. Há pessoas que parecem ter medo dessa palavra, pois acham que planejamento é uma tarefa muito complicada e não sabem como realizá-la. Costumo aconselhar as pessoas a experimentar uma nova forma de gestão, adequada à própria maneira de agir e de se organizar, e depois ver os resultados que terão em suas vidas. Seguem algumas maneiras de cumprir suas metas:

· Mudanças para a sua vida – Você está insatisfeito com alguma área da sua vida? Pense nas suas relações pessoais, ou seja, com a família, com os amigos, namorado(a), cônjuge e colegas de trabalho. Pense no seu trabalho, no seu bem-estar, na sua saúde. Defina o que falta para você, quais são os seus maiores desejos em cada uma delas. Essas são suas reais metas para 2009.

· Registre seus planos – A melhor forma de definir suas metas é escrevê-las em algum local que seja mais adequado a você. Faça em forma de tópicos e depois analise se realmente deseja aquilo e, também, se é viável. Assim, você visualizará melhor seus planos e poderá decidir com maior clareza como fará para realizá-los.

· Pontos positivos e negativos – Veja cada uma das suas promessas e pense quais serão os resultados obtidos na sua vida com a realização delas. Se pensa em conseguir uma promoção no trabalho e deseja trabalhar mais para conquistá-la, por exemplo, reflita sobre os prós e os contras dessa decisão. Talvez ela comprometa outras áreas da sua vida, como a familiar e a de saúde, mesmo trazendo mais prosperidade.

· Viabilize – O próximo passo é analisar cada uma das suas promessas e pensar em como fazer para torná-las reais. Se você pretende melhorar a sua saúde, por exemplo, pense em que atitudes pode tomar. Talvez seja praticar esporte, ter uma alimentação mais saudável ou então freqüentar mais vezes o médico para um check-up. Isso o ajudará a não ficar perdido na hora de realizar seu sonho, pois você saberá exatamente como agir.

· Não se esqueça, faça! – Após todas as festividades, pegue sua lista de metas e comece a colocá-las em prática. Pense o que você pode fazer hoje. Se um dos seus sonhos é conquistar um emprego, vá atrás, não espere passar o carnaval para fazer isso. As pessoas que possuem o hábito da procrastinação, isto é, o famoso “empurrar com a barriga”, não obtêm muitos resultados em suas vidas e deixam muitas coisas passarem em branco, perdendo várias oportunidades.

Comece hoje o que você estava deixando para amanhã! O ano novo está chegando, o que você fez de diferente para a sua vida?

Uma resposta

  1. […] Então vamos lá! Tratemos de enrolar menos (parar de enrolar é utopia) e vamos administrar melhor nosso tempo produtivo em 2009. E vamos começar adicionando uma nova leitura para 2009: Mais Tempo, o blog do Christian Barbosa. E pra fechar: depois de aprender a enrolar menos, manos nos focar nas metas para 2009: Pense e responda a seguinte pergunta: 2008 já está no fim e quantas realizações você teve na sua vida profissional e pessoal? Você realmente aproveitou bem o seu tempo? Espero que as respostas tenham sido positivas e que todos os dias do ano tenham sido muito proveitosos, tanto pessoal como profissionalmente. Mas espero também que não tenha dedicado todo o tempo ao seu trabalho e esquecido das outras coisas boas que a vida tem a oferecer. Leia o artigo completo no blog do Christian: Como alcançar suas metas para 2009?. […]

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s