Uma Reflexão sobre Tempo e Espaço by Iussef Zaiden

Por Kant

Lendo sobre a vida desse importante filosofo cham ado Kant, refleti e proponho a vocês uma reflexão muito importante sobre Tempo e Espaço, que nos leva a verificar nosso paradigma, já que estas duas coisas são na verdade coisas de nossos paradigmas, pois cada um de nós vê o mundo de forma diferente.

Na tese de Kant ele pergunta: Quais são as formas a priori da sensação? Em que consistem o espaço e o tempo?

A Tese:

O espaço e o tempo não são determinações objetivas da realidade às quais a nossa mente se adapta, mas, ao contrário, são esquemas mentais (formas a priori) que precedem, condicionam e estruturam a slavenossa percepção do mundo externo. Para entender o raciocínio de Kant basta perguntar-se em que dimensão de tempo viveríamos se a existência humana fosse muito mais curta ou muito mais longa do que é. Se, por hipótese, a vida durasse somente algumas horas, como acontece com certas espécies de animais minúsculos, também aquilo que chamamos de tempo teria um significado diferente: conseguiríamos alcançar sensivelmente as suas determinações que para nós continuam teóricas (por exemplo, a noção de milésimo de segundo). E se fossemos seres dotados de um corpo muito menor ou muito maior, o espaço também seria diferente: um micróbio não percebe a mesma dimensão espacial de um elefante. Logo, o mundo em que vivemos é, pelo menos em certa parte, também fruto do nosso modo, peculiarmente humano, de existir.

Tampouco o tempo é uma realidade subjetiva:

O tempo não é algo subsistente por si mesmo ou inerente as coisas como sua determinação subjetiva, de tal modo que permaneça mesmo se abstraindo todas as condições subjetivas da intuição….

O tempo é um esquema psíquico, uma forma a priori da mente:

O tempo não é mais do que a forma do sentido interno, a intuição de nós mesmos e do nosso estado interior… O tempo é a condição formal a priori de todos os fenômenos.

Bem, vejam que o assunto tempo desafia-nos a buscar várias interpretações, eu diria que é um princípio, pois não governamos o tempo, mas ele nos governa, ou seja, adaptamos nossa vida em função dele.

Boa semana a todos!

Texto por Iussef Zaiden Filho – Coach, Administrador de Empresas, Pai, instrutor credenciado Triad.

Uma resposta

  1. O Kant era piradão! Abraço.

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s