Excesso de urgências ou falta de prioridade?

fitametrica Não há equipe que não reclame que tem muita coisa para ser feita e que tudo deve ser para ontem. Estamos viciados nas urgências do mundo, vivemos correndo, ocupados a todo momento.

Faça uma pausa nesse quadro e responda honestamente. Se tudo é urgente o que é urgente de verdade? Nada! Essa é a verdade. Estamos atolados de falsas urgências porque não temos prioridades claras.

Você tem 3 clientes com um problema urgente para resolver, qual deles você atende primeiro? O que tem o problema mais sério? O que gerou a maior venda? O que é seu amigo? O que é amigo do chefe?

Se você não tiver uma estratégia de priorização, você acaba fazendo a urgência mais conveniente e nem sempre a correta. Sua equipe sabe o que atender primeiro? Você sabe o que priorizar?

Para e discuta com sua equipe o que é realmente importante, urgente ou circunstancial e crie uma estratégia de priorização. Veja o resultado na forma de atendimento.

Nosso exemplo: minha equipe de suporte do Neotriad passa a equipe de desenvolvimento qualquer tipo de demanda que eles não resolvam, problemas, bugs ou sugestões. O volume é absurdo. Tudo “teoricamente urgente”. O que fazemos primeiro?

1 – Problemas de acesso ou serviço interrompido

2 – Clientes que tem um bug crítico que também está impactando diversos outros clientes

3 – Sugestões rápidas, fáceis e úteis a todos nossos clientes.

O resto entra no Neotriad para a equipe priorizar ao longo da semana.

4 Respostas

  1. O problema das corporações é que as pessoas perderam o senso de urgência, de prioridade e com isso a redução dos comprometimentos. Minha percepção é que as pessoas possuem interesse em concluir apenas o ‘fogo’, deixando de cumprir com o prometido no primeiro momento que surgir uma nova atividade “prioridade”. Em um mundo competitivo com rápidas mudanças devemos ficar atentos com os comprometimentos. Avaliar os riscos e agir proativamente, antes da cobrança.

  2. […] Excesso de urgências ou falta de prioridade? […]

  3. Cada empresa escolhe as prioridades dependendo da situação. Quero dizer que muitas vezes se prioriza o cliente que paga mais por que acha que está precisando de dinheiro. Mas nem sempre as decisões são acertadas. Para a pergunta eu responderia com a resposta n° 3 com sugestões. Seria como ganhar tempo para achar as melhores soluções. Como eu disse que depende da situação, até minha resposta tem um risco muito grande de dar errado. Por isso também é muito importante conhecer os clientes e as condições deles.

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