Promessas para 2009 – Parte 4

Nos posts anteriores falamos sobre definição, planejamento e manutenção das metas de ano novo. A cada post foi diminuindo o número de pessoas que faziam comentários sobre o andamento das suas metas. Talvez por não verem o post ou simplesmente porque a meta não faz mais sentido ou não evoluiu.

Eu já falei em diversos artigos & posts sobre a síndrome das metas de ano novo. Em geral começamos muitas coisas e terminamos poucas.

Eu estava relendo o livro do Napoleon Hill – Pense & Enriqueça, que foi um dos primeiros livros que comprei para o meu Kindle. O interessante do livro é que ele escreveu em uma época muito similar a que estamos passando hoje: pós-crise de 29 e com uma epidemia de gripe. Se você reler o texto original, parece mais atual do que nunca.

Eu gosto do Hill, porque ele fez uma pesquisa para falar. Não é aquele lance de ficar gritando whuuu whuuu e achar que tudo vai dar certo. Tem pesquisa com os melhores da época,  é interessante a abordagem. Um conceito que ele fala, e que eu acredito é a questão do DESEJO.

heartclockEle diz que você só realiza as coisas, quando tem um forte DESEJO dentro de você por ter “essa coisa”. Tão forte, que todas as noites você sonha como se já tivesse realizado seu desejo.

Se a sua meta de ano novo não não tiver esse DESEJO ardente, não vai sair do lugar. Você precisa primeiro desejar e depois criar um PLANEJAMENTO que ajude a fazer o desejo sair da cabeça.

Na parte de planejamento,  há métodos eficientes para definir as tarefas e começar a executá-las. Eu já mencionei isso nos posts anteriores. Resumindo, o maior objetivo é ter atividades de curtíssima duração, que serão executadas ao longo das semanas.

Ou seja, se você parou a meta no meio. Repense:

1- Eu desejo, realmente, intensamente e fanaticamente esse objetivo?

2 – Eu tenho um plano de ação com pelo menos umas 15 atividades, com datas para as próximas semanas/meses?

Se você respondeu não para as duas perguntas acima, se a meta acontecer, comece a jogar na Sena. Pois você é uma pessoa de muita sorte.

Como andam as suas metas?

5 Respostas

  1. Olá Christian,
    Das promessas que deixei aqui no seu blog no início do ano, elas estão na seguinte situação:

    a primeira (Finalizar Neuro-Metas do Neurônio 2.0) já realizei completamente, agora é pensar em novas para o próximo ano;

    a terceira (Trabalho Voluntário como instrutor de Informática) infelizmente não pude terminar pois a escola suspendeu as aulas de informática aos sábados;

    a segunda e quarta meta (Artigo científico e TCC) achei melhor alterar os temas para um só e ganhar tempo e acredito que no máximo em Outubro já terei concluído essas últimas promessas de 2009.

    Valeu Christian,
    essa sua ideia de “registrar” e “cobrar” de nós as promessas foi muito boa. Espero participar também em 2010.

  2. Christian, participei deste post desde o início do ano e deu bastante resultado para mim. Segue, em maiúsculas e entre parênteses, o controle das três metas.

    1) Voltar para o mercado soteropolitano de propaganda, após 6 anos longe dele. (ESTOU DE MALAS PRONTAS E VOLTO 15 DE OUTUBRO, PORÉM, TINHA A EXPECTATIVA DE QUE MEU CHEFE SE INTERESSASSE POR INVESTIR EM UM ESCRITÓRIO DA EMPRESA NO MERCADO DE LÁ. ESSE FATO, APESAR DO MEU INTERESSE, ACABOU NÃO ACONTECENDO POR MOTIVOS ALHEIOS À MINHA VONTADE. PACIÊNCIA!)

    2) Comprar Apartamento – estou noivo e tenho planejado com minha noiva a melhor maneira de comprar nosso apartamento em 2009. As metas financeiras foram traçadas e serão cumpridas de ambas as partes. (prazo limite: 31/12/09, prazo primeira meta financeira: 17/1/2009(NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA 21-09, PEGAMOS A CHAVE DO NOSSO APARTAMENTO. META CUMPRIDA COM FOCO E PERSEVERANÇA)

    3) Escrever meu primeiro romance(O TEMA CENTRAL DO LIVRO JÁ FOI DEFINIDO – TENHO 25 PÁGINAS COM O ESQUELETO DO ROMANCE PRONTO. ENTRO NUMA FASE DE PESQUISA PARA DESENVOLVER A IDEIA) – tenho muita vontade de ser escritor e vou colocar esse sonho em prática em 2009 – quero chegar ao final de 2009 com todo o esqueleto do meu primeiro livro já no papel. Afinar a idéia com cuidado e ter contato firmado com uma editora para publicação( SEM UM ORIGINAL FICA DIFÍCIL PARTIR PARA ESSA ETAPA. MAS, POR CONSEQUENCIA, ELA COMEÇA EM 1/1/2010) (prazo limite: 10/12/09)

  3. ——- ACOMPANHAMENTO METAS 2ºsemestre 2009 ———

    Estou seguindo a regra 8-4-2 que propõe em seu livro TRIADE DO TEMPO (todas têm limite até o meu aniversário dia 20 de Dezembro, afinal será um presentão conseguir realizá-las):

    Abaixo as metas que descrevi no post anterior e como está o andamento de cada:

    # Elaborar o projeto para criação do protótipo de minha 1ª invenção…
    HOJE: desenvolvi uma lista com várias idéias bem esboçadas, porém tenho de pesquisar mais detalhes para escolher uma me dedicar em cima do projeto dela, até o final do ano.

    # Definir 5 propostas diferentes para meu TCC, em que irei escolher a mais adequada para começar a trabalhar ano que vem (quando estiver no 3º ano da faculdade, já que são 5 anos, terei 2 anos para prepará-lo)
    HOJE: por enquanto defini 5 áreas de interesse dentro do meu curso de EngenhariaEletronica, e listei uma série de temas interessantes em cada uma, para no fim do ano escolher um tema para me dedicar.

    # Me preparar/estudar para o próximo concurso da Petrobrás, que não tem previsão de abertura das inscrições
    HOJE: no período de 4 meses, estudei durante 3hs por dia, agora faço revisões periódicas uma vez por semana, pois não sei quando o concurso irá abrir e em paralelo tenho os estudos da faculdade.

    # Voltar a andar de Sk8 (skate) com os amigos que me afastei (melhorar meu papel de amigo)
    HOJE: não fiz isso ainda.

    # Visitar parentes e voltar a participar de festas/confraternizações (melhorar meu papel familiar)
    HOJE: visitei meus tios e primos e frequentei aniversários da maioria deles. Espero fazer isso todos os anos.

    # Começar a aplicar lições dos livros que li:
    – 25 maneiras de valorizar as pessoas (Les Parrot e John Maxwell)
    – Livro Negro do Networking (Jeffrey Gitomer)
    – investimentos inteligentes/casais inteligentes enriquecem juntos (Gustavo Cerbasi)
    – segredos da mente milionária (T. Harv Eker)

    HOJE: resumi os quatro primeiros livros em forma de tópicos com as recomendações e dicas. Toda semana abro os arquivos desses livros e releio rapidamente. Estou aplicando aos poucos.

    # Auxiliar no planejamento financeiro da família
    HOJE: criei planilha de orçamento doméstico e atualizo mensalmente com minha mãe e meu pai.

    # Viagem caprichada de fim de semana com a namorada (organizar R$ e tempo)
    HOJE: viajamos no feriado prolongado de 7 de setembro com + 8 amigos para uma casa de praia e nos divertimos muito.

    Agora quero me dedicar mais às duas primeiras metas até o final do ano…

  4. Adorei o fechamento do post, muito bom!

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s