Promessas para 2009 – Parte 5 (Final)

No dia 05 de janeiro de 2009 eu postei aqui no blog um desafio sobre metas para 2009. O objetivo era ajudar as pessoas a planejar suas promessas de ano novo e mantê-las.

No primeiro post, foram mais de 17 pessoas que publicaram mais de 50 metas públicas. Ao longo do ano, voltei nesse assunto nas datas prometidas e fui vendo quem estava a ndando.

O Gérson Worobiej além do blog, me mandou alguns e-mails com seus progressos e pelo último que recebi ele está de parabéns, pois fechou todas as metas prometidas.

O José Júnior também me enviou e-mail com o fechamento das metas, inclusive sobre a publicação do seu TCC que foi até notícia no jornal da cidade.

O PA Guimarães também disse que teve bons resultados e o Kaue tem até o dia 20 para fechar as metas. As outras pessoas foram se perdendo ao longo dos posts. Podem ter realizado, sem dúvida, só não avisaram por aqui.

O que eu vejo dessa lição?

1 – Que chega essa época de fim de ano, todo mundo quer mudar o sonho1mundo, ser diferente no ano seguinte. Muitas metas são feitas da boca pra fora e não são metas de verdade, ai chega no meio do ano, as pessoas descobrem que aquele objetivo não era realmente importante.

2 – Que pessoas que levam a sério suas metas, que se propõem a usar uma ferramenta de planejamento, conseguem ter resultados, elas evoluem ao invés de simples agir frenéticamente.

3 – Que as pessoas se envolvem com o dia-a-dia, e deixam muitos sonhos morrerem pelo simples fato de acharem que não tem tempo ou que planejamento não funciona.

4 – Que vamos sempre continuar a fazer promessas de ano novo, pois afinal essa é nossa natureza. E se um dia pararmos de sonhar, talvez esse seja o verdadeiro dia, do fim do mundo.

Boas Promessas para 2010!

Seguem os posts do ano:

Promessas para 2009

Promessas para 2009 – Você ainda lembra?

Promessas para 2009 – Parte 3

Promessas para 2009 – Parte 4

8 Respostas

  1. Christian, com esse acompanhamento percebi que o planejamento quando é sério dá resultado. Eu ainda não usei o Neotriad(vou usar em 2010 – meta..rs), mas o meu compromisso com a minha Agenda “comum” só tem aumentado nos últimos anos. Percebo, cada vez mais, que tenho uma responsabilidade com as coisas que escrevo nela. Tanto com as coisas de amanhã, quanto com as coisas maiores e com os sonhos. Percebi também, através da Tríade do Tempo, que ainda vivo muito inserido na esfera do urgente e mesmo do circunstancial. Então, tenho como meta viver 50% a mais na esfera do importante em 2010. É, para mim, uma meta desafiadora, mas também realista. Em relação às minhas metas posso dizer: a primeira, cumpri com louvor indo além do imaginado; a segunda, apesar dos meus esfoços, não se concretizou, mas posso dizer até que evoluiu; a terceira saiu da inércia onde estava há alguns anos. Enfim, acredito que as metas de 2010 estão mais perto de se concretizar. Boas festas e feliz 2010 a todos os leitores do Mais Tempo.

  2. Christian, abaixo seguem os comentários sobre as metas que planejei e executei durante o ano…

    Antes disso, gostaria de dizer que as técnicas SMART e 8-4-2, além dos conceitos de equilibrio dos 4 corpos, papeis/relacionamentos e missão pessoal me deram uma visão do que é realmente importante pra mim e me ajudaram bastante a conseguir vencer os obstáculos que sempre tive em meus “super” planejamentos que sempre ”furavam” e me deixavam frustrado.

    —————————————————
    Abaixo as metas que descrevi nos posts anteriores e como está o andamento de cada uma delas:

    # “Definir 5 propostas diferentes para meu TCC, em que irei escolher a mais adequada para começar a trabalhar em 2010”
    HOJE: Concluí a meta com sucesso além do esperado.
    Escolhi o tema que irei estudar intensamente para o TCC. Inclusive, iniciei um processo junto à faculdade para realizar uma INICIAÇAO CIENTIFICA sobre o mesmo tema, sendo uma espécie de preparação para meu TCC e talvez consiga bolsa para tal pesquisa.

    # “Me preparar/estudar para o próximo concurso da Petrobrás, que não tem previsão de abertura das inscrições”
    HOJE: Fiz o possível. Estudei durante 5 meses em média 3hs por dia, para o meu cargo (técnico instrumentação/automação), porém o cargo que abriu inscrição agora em novembro (prova em janeiro), foi outro cargo mais geral (operador), onde as matérias de ‘conhecimentos especificos’ é 80% diferente, ou seja, mudei o foco do estudo há 1 mês.
    Entretanto, não sei se comentei, mas passei em 6º lugar (sexto) no concurso da SABESP (com mais de 2 mil inscritos no cargo), como consequencia dos estudos pra PETRO, embora meus planos sejam outros no momento…

    # Elaborar o projeto para criação do protótipo de minha 1ª invenção…
    HOJE: Durante esse tempo, resolvi tirar essa meta como prioridade de curto-prazo (p/ 2009), pois percebi que, do jeito que pretendo concluí-la com todos os quesitos que desejo, ela passa a ser uma meta de médio prazo, pois envolve uma série de detalhes ”complexos/demorados”. Assim, desenvolvi uma lista de tarefas planejadas e distribuídas para o decorrer do próximo ano.

    # “Voltar a andar de Sk8 (skate) com os amigos que me afastei (melhorar meu papel de amigo)”
    HOJE: Considero como concluída a meta, porém é permanente. Não voltei a andar de sk8, porém voltei a me reunir com esses mesmos amigos toda semana nas partidas de futebol na praia e em barzinhos/baladas.

    # “Visitar parentes e voltar a participar de festas/confraternizações (melhorar meu papel familiar)”
    HOJE: Concluida a meta, porém é uma meta permanente. Voltei a visitar com frequência meus tios e primos e frequentei aniversários da maioria deles. Continuarei fazendo isso todos os anos.

    # “Começar a aplicar lições dos livros que li:
    – 25 maneiras de valorizar as pessoas (Les Parrot e John Maxwell)
    – Livro Negro do Networking (Jeffrey Gitomer)
    – investimentos inteligentes/casais inteligentes enriquecem juntos (Gustavo Cerbasi)
    – segredos da mente milionária (T. Harv Eker)”…

    HOJE: Conclui com sucesso. Comecei a aplicar as recomendações e dicas, conforme pequeno resumo que havia feito, em forma de tópicos. Reservei um dia de cada mês para reler as dicas, analisar o que posso aplicar em meu cotidiano e me sinto muito bem com isso.

    # “Viagem caprichada de fim de semana com a namorada (organizar R$ e tempo)”
    HOJE: Cumpri esta meta em outubro, conforme já havia postado anteriormente. Viajamos no feriado prolongado de 7 de setembro com + 8 amigos para uma casa de praia e nos divertimos muito.

    # “Auxiliar no planejamento financeiro da família”
    HOJE: Conclui com sucesso. Criei uma planilha de orçamento doméstico e atualizo mensalmente com minha mãe e meu pai. Além de termos realizado uma série de mudanças de hábitos. Segui diversas dicas dos livros do ilustre Gustavo Cerbasi, que estão dando certo.

    —————————————————————————–

    Uma das metas pro ano que vem com certeza será comprar/ler/aplicar o livro que lançou recentemente com o Gustavo Cerbasi (que tbm admiro muito), pois meu grande objetivo é alcançar, à médio prazo, um certo nível de equilibrio tempo X dinheiro que todos nós ”sonhamos”…até concorri a um exemplar em uma promoção/sorteio na comunidade da Thomas Nelson no orkut, mas não foi desta vez, hehehe…

    Estarei realizando meu planejamento anual para 2010, durante essas últimas semanas do mês.

    Espero que seja um ano de muito sucesso para todos.
    Feliz ano novo!!!

  3. É gratificante chegar aqui neste post e poder escrever com orgulho que atingi as metas que dexei nesse blog no início do ano.

    Durante o ano surgiram alguns contratempos que me forçaram a mudar as estratégias das metas, mas o objetivos foram os mesmos e os resultados foram muito além do esperado. Como o Christian disse, meus trabalhos como o TCC foram até notícia no jornal da minha cidade, quando tive a oportunidade de apresentar em São Paulo no 9º CONIC (Congresso de Iniciação Científica).

    Ter minhas metas publicadas em blog fez com que aumentasse ainda mais o comprisso de cumpri-las, espero que no próximo ano, o Christian faça novamente essa “brincadeira” com seus leitores.

    Bom fim de ano e sucesso pra todos.

    P.S.: Ah!… Christian, mais do que nunca considero você como um de meus “heróis”.

  4. Adorei o post, nunca para de sonhar e tentar dentro do possível concretizar!

  5. Estou escrevendo para dizer que estou adorando o livro MAIS TEMPO, MAIS DINHEIRO, e sinto que está me dando um gás para começar 2010 com otimismo e disciplina !
    Parabéns !

  6. Christian adorei a idéia e sua iniciativa para acompanhar as metas em 2009, gostei tanto que postei a dica do seu blog para os teleinternautas do meu programa na UP TV (TV por internet) e a dica do Napoleon Hill para ler visite http://programaalmadonegocio.blogspot.com
    Se você não gostar do post me avise pelo e-mail que tiro do ar. Parabéns e feliz ano novo!

    • Paola,

      Você é de casa!

  7. Amei seu blog. Vc alcançou suas metas?

Responder

