Você usa seu tempo com Qualidade?

Vivemos na época dos sem tempo. Não é difícil perceber que essa constatação é verdadeira em nosso dia-a-dia. Todo mundo vive reclamando que não tem tempo para nada ou que vive correndo. Mas será que o problema é realmente a falta de tempo ou a qualidade do uso do tempo que temos?super_hero

Boa parte das pessoas não tem problemas de falta de tempo, eu diria que para 80% da população a falta de tempo não é um problema. O problema está no uso que as pessoas fazem dele.

Em uma pesquisa da Triad com mais de 30 mil brasileiros, descobrimos que apenas 1/3 do tempo da população utilizado com as coisas realmente importantes. O restante é dividido entre coisas urgentes ou circunstanciais.

Esta última categoria vale uma explicação adicional, pois é aonde residem os problemas de qualidade de tempo mais freqüentes. Circunstancial é toda atividade que não traz nenhum tipo de resultado para sua vida, são atividades que você faz por obrigação ou necessidade social. É a esfera do tempo perdido, mal utilizado e que nunca mais será recuperado. Todos estão sujeitos a esse tipo de atividade no dia-a-dia, com reuniões desnecessárias, spams, festas sociais que não queremos ir, ligações telefônicas sem sentido e por ai vão.

Existem diversas formas de reduzir o circunstancial em nossa vida e termos mais tempo para as coisas realmente importantes. A primeira é reforçar seus modelos de planejamento, o que poucas pessoas conseguem fazer da forma correta e ter resultados. Planejar é antecipar, e isso significa ver pelo menos três ou quatro dias a frente. Quem “planeja” o dia seguinte está mais suscetível a ter atividades urgentes ou circunstanciais. Quanto mais a frente você pensar melhor para focar no Importante.

Outro aspecto essencial no planejamento é dar espaços e nunca lotar a agenda do dia. Para isso recomendo que você mensure as atividades do seu dia e veja quantas horas você tem planejadas x horas disponíveis. No começo, não planeje mais do que quatro horas para se acostumar a esse modelo antecipado de planejamento.

Além de planejar, é preciso que você tenha qualidade no uso do seu tempo, o que significa aproveitar o tempo presente de forma focada. Quando estiver com seus filhos ou família, esteja com eles de verdade. Não fique com eles e ao mesmo tempo com a atenção focada na televisão. Quando estiver trabalhando, feche seu e-mail, seu navegador e outros programas para ter atenção total ao que está fazendo.envelhecimento-saudavel

A desatenção e a falta de foco podem roubar horas do nosso dia sem percebermos. Focar não é uma habilidade que se adquire do dia para a noite, precisamos criar esse hábito em nossa mente. Comece com pequenas atividades, e depois comece a ampliar o seu tempo de foco.

E a última dica que gostaria de deixar aos leitores é ter tempo de qualidade para a pessoa mais importante de sua vida: você. Pode parecer simples, mas a coisa mais fácil de acontecer é ter uma agenda cheia de demandas para serem feitas e, neste caso, a primeira pessoa a ser retirada da agenda é si próprio.

Sem tempo si mesmo, você perde energia, vitalidade, vontade de executar suas ações diárias, fica mais cansado e sem pique. Atividades simples começam a demorar muito mais e fazem você perder ainda mais tempo. Coloque-se na agenda, pelo menos uma vez por semana. Institua essa boa prática e veja os benefícios. Pode ser uma simples quick-massage na hora do almoço a algum hobby que você ame praticar, mas faça sempre algo por você.

Ter tempo com qualidade não é mágica ou impossível, é mais do que factível uma vida com mais tempo e vida, mas isso depende apenas de você. Procure mais informações, livros e cursos sobre esse assunto e viva melhor.

Viva com Mais Tempo e Prosperidade!

8 Respostas

  1. Uso uma agenda desde os 17 anos e, mesmo assim, tenho dificuldade de ageitar o meu tempo. É bom saber que não estou sozinho com este problema. Vou procurar me inteirar mais do assunto. Obrigado pelas dicas!!!!!
    Ass.:Kilder!!!!!

  2. Interessante esse conceito. Indo um pouco para o lado da espiritualidade, S.Josemaria dizia: “Quer ser santo? Faz o que deves e estás no que fazes”.
    Parabéns pelo trabalho!

  3. Gostei da leitura, e acredito que a prática constante do cuidado com o eu interior tará paz de espirito e vitalidade para as ações diárias..

  4. ESSA LEITURA NÃO ME AJUDOU MUITO NÃO.
    O QUE EU DEVO FAZER?EU ACORO 7 DA MANHÃO ENTRO NO TRABALHO AS 9 SAIO AS 18, CHEGO EM CASA AS 19…FAÇO JANTA, TOMO BANHO, CUIDO DA ALIMENTAÇÃO DOS MEUS CACHORROS…ARRUMO ALGUMA COISA E VOU DORMIR E TUDO SE REPETE NOVAMENTE….ATÉ DE SABADO EU TRABALHO ENTRO DAS 08 AS 12.SAIO FAÇO FAXINA, ARRUMO TUDO QUE PRECISO…QUANDO VEJO JA É 18 HS.
    dOMINGO É O UNICO DIA QUE POSSO ACORDAR MAIS TARDE, MAIS MESO ASSIM TENHO QUE PREPARAR TUDO PARA 2 FEIRA PASSO RUOPA PREPARO COMIDA ENFIM…QUASE NÃO TENHO TEMPO PARA MIM ESTOU ATE COM STRESS E DEPRESSÃO…COMO VCS PODEM ME AJUDAR A TER QUALIDADE DE VIDA E TEMPO?
    OBRIGADO

    • OI Paula,
      Pelo visto você mora sozinha, sem filhos ou marido. Se este for o caso, sua agenda é bem mais flexível do que você pensa. Pra ter resultado diferentes você precisa mudar o que faz agora.
      Pelo que escreveu, minha sugestão é que você se matricule em uma academia (ou algo assim) depois do trabalho. Depois do período de adaptação, você vai se sentir mais disposta, e pronta para fazer outras mudanças. Minha segunda sugestão, é que você saia para se divertir no sábado. Dai você pode descansar no domingo.
      Tenho certeza que você vai precisar fazer adaptações na sua rotina, e na rotina dos seus cães, mas afinal você é mais importante.

      Mudar é sempre bom.
      Se precisar de ajuda, é só falar.
      Abraço,
      Gérson.

  5. Gostei muito dessa publicação, pois contribuio e muito para um estudo que estou eleborando, para aplicar na Igreja Presbiteriana Unida de Piabetá, onde sou pastor.
    Penso que que as familias que sempre me ouvem serão edificadas.
    Muito obrigado ! Deus é contigo.

  6. Tenho problemas pela falta de organização do meu tempo diária. Tenho me interado do assunto e muitas das dicas que tenho aprendido aqui estão muito me ajudando a melhor me organizar. Agradeço!

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s