Brasil, o País da última Hora.

Se você tem voado nesses últimos meses deve ter reparado que simplesmente o País está falido em termos de infra-estrutura aérea, na última semana no feriado de Corpus Christi, estava indo para Salvador via Guarulhos. Simplesmente um caos. O estacionamento estava lotado, as filas de todas as companhias aéreas entupidas, muita gente reclamando do tumulto, um verdadeiro caos.

caosaereoDepois de conseguir embarcar tivemos de esperar quase 30 minutos na  pista devido ao tráfego aéreo e na volta tivemos de ficar dando voltinhas no ar por 45 minutos pelo mesmo problema. Ao chegar ao aeroporto a aeronave ainda teve de esperar por 20 minutos até achar o lugar onde parar.

No mês passado perdi uma conexão para New York devido ao atraso de 2h na saída da aeronave devido ao problema de tráfego também em Guarulhos. Na volta de Salvador sentei do lado de um piloto que comentou que infelizmente o Brasil está falido na questão aérea. Ele disse que raramente encontra problemas desse tipo quando voa para fora do Brasil e quando tem é exceção e não a regra. Aqui eles já estão até colocando mais combustível nas aeronaves por segurança, dependendo do aeroporto e do horário.

Como um País que quer sediar uma copa, olimpíada não consegue enxergar que estamos no limite e sair da falação para a ação? Estamos há 4 anos da Copa de 2014 e até a FIFA já reclamou que o Brasil está atrasado nas obras dos estádios. Nosso país é o que chamo de uma urgência anunciada. Vai dar besteira, ou no mínimo, vai custar muitas vezes mais caro.

Estamos deixando tudo para a última hora como sempre, já faz parte da nossa cultura não é verdade? Mas não pode ser assim! Não podemos fazer feio frente a tantas oportunidades que estamos para colher. É uma oportunidade de crescimento única em nosso País e precisamos mostrar para o mundo que não somos apenas o País do Carnaval, do oba-oba e das belas mulheres. Precisamos comprovar que somos um País de gente competente, gente honesta (a maioria), gente empreendedora que faz e nunca desiste.

Precisamos começar a colocar a cultura da importância em nossa população, de antecipar e não de viver na última hora. Eu admiro Países como EUA, Alemanha, Inglaterra, etc pela sua capacidade de planejamento e execução. Coisa que aqui tá difícil..

O que dá raiva no Brasil chama-se Brasília, com boa parte (há raras exceções) deobrasilchora políticos e burocratas cretinos, que só sabem se aproveitar da pressa para ganhar dinheiro e fazer conchavos. Agora com eleição a vista, estamos largados as traças, as obras de infra-estrutura e do PAC vão se arrastar e ninguém vai fazer nada. Revoltante. Eu tenho falado sobre isso com as algumas esferas do governo que tenho acesso, da necessidade de gerenciar o tempo e reduzir o urgente, de reduzir o individual e favorecer a colaboração.

Bando de canalhas covardes, na hora de pedir voto vocês sabem, mas na hora de ajudar o Brasil vocês se escondem? Votam secretamente? Defendem-se com nossa burrocracia?

De hoje em diante tudo que sair sobre infra-estrutura para esses eventos, planejamento, atrasos e etc. vou colocar aqui e nas redes sociais que freqüento. Sei que diversos deputados e senadores lêem meu blog, agradeço os e-mails que recebo, mas agora está na hora de vocês ajudarem o nosso País a não ser mais o Brasil da última hora, mas o Brasil que dá resultado no tempo certo!

E se alguém quiser fazer um manifesto online, baixo assinado ou qualquer coisa, estou dentro.

15 Respostas

  1. Que desabafo, talvez o que tantos de nós estão segurando preso na garganta! Estamos sendo governados por incopetentes e ladrões, pessoas de má fé. Uma vergonha. Essa Copa e Olimpiada é mais uma forma de nos sugar mais dinheiro. Temos que dar um basta nisso!
    Parabéns Christian!

  2. Nossa vida! Nunca vi o Christian escrever dessa forma, um verdadeiro desabafo contra tanta coisa errada que vemos nesse país.

  3. Infelizmente nosso país tem tantos problemas administrativos (sem contar as corrupções incluidas nesses problemas) que as vezes me desanimam.
    O bom é alguem conhecido como você falar e se expressar dessa forma para que de repente supra algumas das carencias.
    Talvez se todos passarmos essas indignações para pessoas influentes que conhecemos, pode ser que alguma coisa seja feita.
    Então.. façamos isso… começando por grandes empresários e politicos que talvez façam alguma coisa.
    o que não podemos eh ficar parados.
    Gostei da idéia do abaixo assinado, você poderia montar um esquema de abaixo assinado pela internet?
    o que você acha?

  4. Falou tudo Christian, essa cambada que so pensa no próximo golpe, maracutaia e outros truques e artimanhas para roubar o seu, o meu, o nosso dinheiro, pior que o Brasil ta assim com aeroportos, portos, rodovias e por ai vai…, mas para planejar golpes e encher os bolsos os caras sabem e fazem bem.Como você disse “canalhas”.

  5. Sempre caro e sábio Christian Barbosa,

    Acho suas colocações muito pertinentes. Creio que o Brasil também o ache (apesar de não ter autoridade de falar em nome dos milhões de “nosoutros”, mas é isso mesmo: tudo é para a última hora, o instante fatal. Tenho pensando muito sobre isso, nos altos dos meus quarenta anos de vida e um infarto aos 39. Quando eu estava lá, no hospital, com minha mãe ao lado, e sonhando para que minha mulher e meu filho chegassem antes da minha morte – que não chegou graças a Deus, vi a preciosidade de se fazer as coisas no tempo certo, e fazê-las bem feito. Não morri. Sobrevivi apesar das recomendações do meu cardiologista me proibindo um monte de coisas – todas elas gosto muito, mas… No mais, meus parabéns. Fica com Deus.

    Paulo César dos Santos, presidente do Instituto Nobre de Qualidade, Imagem e Conceito, de Recife – Pernambuco.

  6. No BNDES existe um estudo em andamento para abertura do capital da Infraero que é a empresa incompetente que cuida da infra-estrutura falida no Brasil. Já anunciaram que os estudos irão consumir “2 anos”. Vamos esperar todo esse tempo? sou a favor da Infraero ser a “Petrobras da infra-estrutura dos aeroportos” mas demorar todo esse tempo com uma copa e olimpiadas a vista não dá! e o pior é que falamos e reclamamos, eles sabem disso e não fazem NADA principalmente o presidente da república que sempre que pode foge do assunto.

  7. Prezado Christian;
    Já troquei e-mail com você há 3 anos e sempre acompanho teu blog, seu texto foi excelente, infelizmente nossos aeroportos continuam um caos.

    • É necessário qualificação do pessoal, a idéia da Dilma em privatizar partes é excelente, vale a pena conferir. Outra bela dica é a galera se profissionalizar no IESB em Brasília .Excelente instituição.

  8. Prezado Christian,

    Parabéns pelo texto!

    Apenas uma sugestão: Sei que já é costume dos brasileiros falar mal de Brasília, de uma forma metafórica. Porém, entendo que o mais adequado seria criticar os políticos, sem envolver a cidade. Afina, o problema é com eles. Além disso, a maioria não é de Brasília. São representantes de todos os cantos do país.

    Você escreveu: “O que dá raiva no Brasil chama-se Brasília …”. Por que a cidade seria motivo de sua indignação? :-)

    Você tem raiva dos políticos que se reunem, grande parte, na capital do país. Com relação à Brasília, acredito que não nutre esse sentimento.

    Sua mensagem ficou inteligível mas acho que poderia, nesse trecho, melhorar na forma.

    É um tópico mínimo mas acho que deve ser avaliado.

    Sou pernambucano, morando faz 6 anos em Brasília! :-)

  9. Christian,

    Pq vc nao se candidata?

    Me voto eh seu!

  10. Muito boa coluna ! Deveria ser traduzidas em vários jornais do mundo. Porque o Lula só ouve qdo alguém de fora fala das besteiras q ele faz c/ a cambada comunista do PT ,e simpatizantes do safado do Ahmmadjnejad.

  11. ***olá Christian , e colegas desta poderosa ferramenta de comunicação , que é a internet , onde podemos nos comunicar e descobrir que não estamos sozinhos , e que podemos contar com pessoas engajadas na luta de retirar destes “poderes” estes “canalhocratas” , que nos envergonham tanto. e que roubam tanto……..
    Somos um pais de pessoas de bem , trabalhadores e pagadores de impostos , e que deveríamos ter retorno de serviços de qualidade ….mas infelizmente ……………
    ***conte comigo…….estou nesta fileira com voce e com todos os que desejam desfrutar de um Pais maravilhoso , rico , com potencial de “super-potência” , em pouco tempo ………vamos botar a boca boca no trombone (no bom sentido ,é claro)…e ajudar a tirar esta corja de sangue-sugas , o mais rápido possível…..politizando , educando novas gerações da forma como tem feito voce , com uma proposta nova da educação na forma como devemos encarar nossas prioridades , um novo modelo de transformação , que pode ser incluído na base da preparação acadêmica dos professores primários indo até os de nível universitário……. quando , todos , descobrir-mos o que é “importante e o que é urgente” , nas nossa vidas …..vamos , com certeza , mudar nossa ” prioridades ” e aí mudar-mos o modelo e o conceito político………devemos sim nos mobilizar com um enorme estardalhaço nestas mídias que estão disponíveis ……….. estou com tigo…….

  12. São colocações bastante pertinetes. É importante que as pessoas desenvolvam maturidade em pensar em temas relevantes para que proponham alternativas. Uma opção para agussar esse pensamente é uma bela formação acadêmica, onde tem-se por meio de instituições de referência, como o IESB em Brasília.

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s