O problema da falta de visão – by Iussef Zaiden

Tenho sentido quando falo de propósito e visão, que as pessoas torcem o nariz, expressando uma grande aversão sobre esse assunto.

Ultimamente venho estudando qual o poder de se ter uma visão e missão claras.

Esse poder nos dá uma visão da onde queremos chegar no futuro, serve como bússola na vida.

O assunto vem Business concept isolated on whitecausando muita polemica, pois as pessoas que não tiveram essa experiência têm grandes dificuldades de entendimento e perguntam com freqüência para que serve isso.

Desde que escrevi minha missão pessoal, ficou fácil e claro de ter uma visão daquilo que quero na minha vida, ficou fácil determinar as minha prioridade, e assim utilizar o meu tempo da forma que mais me atrai e controle sobre minhas prioridades.

Meu amigo Jerônimo no seu livro Manual do Empreendedor da editora Atlas, escreveu sobre esse assunto e achei interessante compartilhar com vocês.

“É natural que existam pessoas, inclusive funcionários, que discordem da visão adotada por suas empresas. Quando a proporção dos descontentes, ou discordantes, ultrapassa a 50%, há necessidade de revisão periódica da visão, pois será difícil incorporá-la nas equipes e atingi-la no futuro.

A maioria das pessoas adota uma postura passiva em relação à visão da organização, por vários fatores, dentre os quais: desconhecimento da visão da empresa; falta de clareza da comunicação da visão; incompatibilidade ente a visão das pessoas e a das organizações; indiferença em relação à visão.”

Nas situações acima colocadas, aquelas em que existe incompatibilidade e indiferença, me preocupa de mais, pois as organizações não conseguiram atingir seus objetivos, por causa de pessoas desse tipo, que não tomam nenhuma atitude e continuam na organização mesmo não concordando com ela. Aí me pergunto: Por que ficar nesta organização? É o casão para refletirmos, tanto as organizações com nós mesmos. Vale a pena sofrer por uma visão e missão que não me apaixono e concordo, ou vou seguindo na vida para ver aonde vai dar. Esse é o tipo de pessoa que não sabe para onde quer ir, mas é um urubu nas organizações, que esta ave me perdoe.

Bem continuando, meu amigo deu um exemplo fantástico de uma empresa que apaixona as pessoa pela sua visão.

“Uma das empresas mais admiradas e respeitadas do mundo dos negócios, por sua característica essencialmente inovadora, é a 3M, presente em quase 200 países com mais de 5 mil produtos que se renovam constantemente. A natureza criativa da 3M está muito clara em sua visão de negócio e vai além ao abranger as questões sociais e ambientais, cujo compromisso é assumido a partir do momento em que a visão torna-se pública. Desse momento em diante, a empresa não pode mais recuar.”

Visão da 3M

A Visão da 3M é ser a primeira empresa em tecnologia diversificada do mundo e o fornecedor preferido de nossos clientes. A inovação não se aplica somente nos produtos e serviços da empresa, mas também nos relacionamentos de negócios, abrangendo questões sociais e ambientais.

E ainda assim tem gente que reclama!

Até a próxima.

Autor: Iussef Zaiden

3 Respostas

  1. gostei muito da matéria, acho que a maior dificuldade dos micro e pequenos empreendedores são exemplos de missão e visão, já que muitas vezes estas estão escondidas ou pouco divulgadas nas grandes empresas.

  2. Boa noite,

    … verdade absoluta. Justamente por isso requer, antes, a boa escolha dos parceiros de empreitada. Quem não crer não busca.

    Parabéns ao autor do artigo e ao autor do blog – conteúdos excelentes!

    Abs.

  3. No livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carol, há uma passagem interessante em que se diz que quem não sabe onde quer chegar, qualquer estrada serve. A reflexão do sr. Iussef Zaiden nos remete a essa reflexão. Ao termos visão, estamos tendo na verdade um norte a seguir, um ponto a alcançar. Eu, aos trinta e nove anos, ainda penso em morar no meu sítio, cercado de minhas árvores e meus animais, e meus livros, e escrever. Não só por escrever, mas que as pessoas leiam e se sintam motivados a pensar. Um grande livro de minha vida ainda está no prelo, mas virá expondo minha visão, a qual teimo em querer compartilhar.

    Paulo César dos Santos, presidente do Instituto Nobre de Qualidade, Imagem e Conceito. Recife – Pernambuco.

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s