Exemplo a ser seguido: Fundação Odebrecht

Uma das coisas mais legais no trabalho que faço é a oportuniadde de conhecer pessoas diferentes, empresas dos mais variados segmentos, modelos de gestão e de empreendedorismo de sucesso como é a Odebrecht.

Há algumas semanas atrás estive em Salvador durantes dois dias para dar um treinamento aos líderes da Fundação Odebrecht. Mas na verdade fui eu que tive uma aula sobre empreendedorismo e responsabilidade social.

Image_00094

Sem dúvida você já deve ter ouvido falar na Odebrecht, apesar de que  eles são “low profile” na imprensa (como eles mesmo dizem), com certeza uma ou outra matéria sobre eles você já deve ter lido. A Odebrecht tem uma história muito bacana de empreendedorismo, que surgiu por volta de 1856 com a chegada do Emil Odebrecht ao Brasil, de la para cá, foram muitas dificuldades e muito sucesso até chegar em um grupo que investe em diversos segmentos e tem  faturamento acima dos US$ 19 bilhões.

A fundação Odebrecht promove a educação de jovens para a vida, pelo trabalho e para valores, visando sua formação como cidadãos responsáveis, conscientes, produtivos, participativos e solidários. É um trabalho magnífico, realmente faz o papel do estado no baixo Sul da Bahia.

Além de escolas e apoio na formação eles incentivam o empreendedorismo local, dando crédito, suporte e apoio para jovens se tornarem micro empresários. Gostei muito de tudo que eles fazem por lá. O mais bacana é que isso é realidade e não marketing como muitas empresas fazem por ai.

Image_00093

Eu andava meio desacreditado do conceito de “responsabilidade social” que muitas empresas andam usando como marketing, mas na prática tem pouca coisa de verdade. No caso deles é diferente, praticamente zero marketing e bastante ações concretas sendo feitas.

Parabéns ao time da fundação pela paixão ao que fazem e ao impacto que causam na sociedade! É um exemplo a ser seguido e um motivo de orgulho para nós Brasileiros.

ps.: As fotos acima foram tirados com meu celular na visita ao Museu Odebrecht, na sede da empresa.

4 Respostas

  1. Conheço de perto o trabalho da Fundação Odebrecht. Minha mãe (hoje aposentada, mas ainda visita o baixo sul regularmente como consultora) trabalhou na Fundação por mais de 12 anos (e quase 30 de Odebrecht).

    Sou obrigado a endossar o que você escreveu. Realmente o trabalho deles é sério e digno de respeito. E eles não querem créditos por isso, eles pensam mesmo nos resultados concretos do trabalho, e o que investem em comunicação é apenas para informar o que já foi feito aos investidores interessados e sem alarde.

    Tive várias oportunidades de acompanhar reuniões em que colocavam na mesa o IDH atual da região e o IDH projetado para daqui a 10 anos como resultado do trabalho.

    O trabalho realmente faz uma grande diferença na vida desses jovens e da comunidade, pois eles tendem a ficar na região e se converterem em agentes de transformação social.

    Uma das poucas ilhas de trabalho social bem-feito que me dá orgulho enquanto brasileiro e bahiano. Realmente, um grande exemplo a ser seguido.

  2. Por certo existem outras empresas como a Odebrecht, ao que chamo de empresas de atitude. Parabéns à Odebrecht, parabéns ao você, Christian, por a te-la percebido.

    Um forte e nordestino abraço,

    Paulo César dos Santos

  3. Para uma empresa que fatura US$ 19 bilhões, considero pouco.
    Não desmerecendo o trabalho sério realizado na área, contudo, analise quantos porcentos corresponde o investimento social privado desta empresa.
    Agora, sem dúvida, é um exemplo a ser seguido. Outro detalhe, as ações dela precisam ser valorizada pelas bolsa de valores. Bom lembrar!

  4. Olá Christian, ouvi falar do trabalho que você realizou com os Jovens do baixo Sul. Sei que eles fizerma palestas para outros jovens e claboradores do PDIS. Volte sempre e da próxima vez conheça as Casas Familaires, Cooperativas, IDC e iDES que são instituições locais que desenvolvem trabalho.

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s