Anúncios

Pergunta da Semana: O que você costuma procrastinar e por quê?

faq_questionmarkRetornando a série de perguntas da semana, vamos falar sobre um tema muito comum no dia-a-dia das pessoas: a mania de procrastinar, deixar para depois.

O que você costuma procrastinar? Que tipo de atividades você fica enrolando para fazer? Você sabe quais são os motivos que te impedem de realizar a atividade?

Eu já abordei esse tema antes aqui no blog e em artigos, mas to preparando um vídeo sobre esse assunto aqui para o blog e gostaria de contar com o input de vocês para ver os motivos, razões e o tipo de atividades…Se tiver dicas que utiliza para não ficar procrastinando, serão muito bem vindas!

Anúncios

25 Respostas

  1. Meu principal motivo de procastionar as coisas é o Google Reader, quando entro nele perco horas vendo todas as atualizações, acessando links, vendo videos…
    Já coloquei um tempo limite para o Google Reader, 2 horas diarias e pelo periodo da manhã, que é quando sou menos produtivo então uso esse tempo para ver as novidades.
    Porem não são poucas as vezes que me pego quebrando essa regra.

  2. Ai, eu sempre “deixo pra lá” coisas relacionadas à organização das minhas finanças. Estou sempre fugindo delas e às vezes me pego desprevenida.

    Beijos e sucesso!!!

  3. Na área profissional não procrastino nada, tudo fica devidamente agendado no neotriad deixo as minhas tarefas me “cobrarem” não deixo quase nada atrasar.

    Porém na área pessoal me vejo procrastinando aquele contato por telefone com um familiar, uma ligação para o tele atendimento da operadora de internet/telefonia, e outras atividades que faça eu usar o telefone.
    Isso porque normalmente são tarefas chatas que demandam um tempo e que não me motivam a realiza-las… outro motivo é que trabalho diretamente com telefone durante o dia, muitas ligações (coordeno uma equipe de suporte técnico) então em casa eu “me escondo” do telefone.

    Se você conseguir criar um vídeo com dicas sobre esse assunto eu agradeço!
    Abração

  4. Com o excesso de tarefas, temos que selecionar as prioritarias. Deixamos assim algumas tarefas para tras.

    Mas isso traz tambem o peso na consciencia de nao ter “desenrolado” as pequenas tarefas que acumulamos, chega a dar um sentimento de incompetencia no gerenciamento do tempo.

    Silvio

  5. Olá Christian,

    Na maioria das vezes, o que acabo procrastinando é aquilo que é mais difícil determinar o tempo necessário para ser feito… Tudo o que sei o quanto tempo levará, eu me programo e faço, mas algo que não sei se vou demorar 15 minutos ou 3 horas, isso é o que tenho “empurrado com a barriga”.

    Obrigado e parabéns pelos posts sempre cheios de conteúdo!

  6. Eu sempre procrastino aquilo que não gosto de fazer. Infelizmente no trabalho sempre há coisas que não gostamos de fazer, mas que fazem parte do nosso dia a dia. Tudo o que não gosto acaba ficando pra última hora. O problema é que elas precisam ser feitas, cedo ou tarde, e acabam virando verdadeiras bombas na agenda e na qualidade de vida.

  7. Olá christian! Quem não procrastina ou já procrastinou, que atire a primeira pedra….
    Eu procrastino, em geral, aquilo que me causou ou pode me causar algum estresse.
    Exemplos: No mestrado pela ausência do Orientador, um curso maçante por EaD (estou concluindo hoje lições procrastinadas), ir ao Banco e até mesmo ir ao médico, algumas visitas circunstanciais para mim e urgentes para o outro….
    Em geral utilizo como motivação para não continuar procrastinando, comentar com amigos e parentes que sei que são Cobradores e Críticos.
    Um outro aprendizado durante o EMPRETEC: O que impede de realizar a Tarefa é jogar a culpa nos outros: Esse meu orientador…, as filas dos bancos…. a qualidade do curso de…. etc.
    Para não procrastinar basta assumir a responsabilidade, não Delegar esta responsabilidade e agendá-la no NEOTRIAD p.ex., assim sempre se sabe se estamos no Vermelho. Tomar consciência é a primeira etapa para solucionar a procrastinação!

  8. Eu acredito cada vez mais que a produtividade aumenta drasticamente quand o sentimento não está presente. Ou seja, uma vez planejado, chega ao início do dia, deve-se priorizar. A grande sacada é, uma vez priorizado, não tem mais o que conversar. A próxima etapa é só execução. E nao tem sentimentozinho entre “ah, eu vou fazer essa ou aquela atividadade”. A grande verdade é, seguir a lista de priorização até acabar. A não ser que surja alguma urgencia. Depois que vc pega essa disciplina de sair executando tudo, sem querer saber o que é, é que o sujeito começa a sentir que a vida está mudando. Pois a etapa de planejamento já foi. Nao tem lenga lenga. Eu diria que a única lenga lenga que tem, é no início do dia. quando vc tem que priorizar. Se ainda existe um resquício de emoção no meio, é na etapa de priorizar, onde vc pode priorizar alguma atividade de gosta mais primeiro, etc. Mas até aí o sentimento é ruim, vc a pessoas tem que priorizar de acordo com seu gráfico de produtividade natural. Logo, as atividades mais difíceis devem ser alocadas para os horários mais difíceis.
    O segredo é não envolver sentimento. Simplesmente executar.

  9. Amigo, meu unico problema atualmente é procrastinar o levantar da cama pela manha, não é bricadeira não, tenho sérios problemas para levantar, depois que me levantei pela manha o problema acaba vou até as tantas trabalhando sem problemas, mas quando se refere a levantar pela manha o caldo engrossa, com isso tenho perdido preciosas horas do dia principalmente nos finais de semana.

  10. Bem, estava sendo um martírio colocar em prática minha programação de estudos, mas descobri o livro da Nanci Cavaco, “Turbine seu Cérebro” e está sendo maravilhoso o meu progresso.
    Está aí a dica!

  11. Olá Christian, costumo procrastinar sempre que aparece uma enxurrada de tarefas ao mesmo tempo, e por incrível que pareça procrastino aquela que sei (ou penso que sei), são as mais faceis, só que dependendo da tarefa sou pego de calça curta por ser uma tarefa não tão simples.

    Abraços e sucesso!

  12. Aiai… A procrastinação faz parte da minha vida!
    Deixo sempre pro dia seguinte coisas relacionadas à minha saúde, como ir ao médico (principalmente no horário de serviço, pensando que podem me mal interpretar), ir à academia (sempre penso se tenho que ir mesmo, e às vezes desisto porque sei que vou no dia seguinte)…
    E também sobre tarefas domésticas, como lavar roupas (num dia está frio, no outro não tenho vontade), arrumar o quarto (nunca sei por onde começar), separar roupas que não uso mais para doação, organizar comprovantes de pagamentos…
    Como você reparou, tenho uma desculpa pra tudo… Ou quase!
    Assim fica difícil!
    Mas gostei do comentário do Victor e vou tentar colocá-lo em prática: “O segredo é não envolver sentimento. Simplesmente executar.”

  13. Sou bem organizado com o trabalho, entro as 08:00 e saio as 17:30, em seguida vou para a Faculdade(em outra cidade) onde sou coordenador de curso e chego em casa as 00:00 de segunda à sexta, mas sou indisciplinado com a academia, eu gosto de fazer exercício, me sinto melhor durante o dia, mas como tenho pouco tempo(das 6:00 as 7:30), para fazer exercícios, acabo sempre achando uma desculpa para deixar para outro dia.

  14. No meu caso, costumo procrastinar as atividades que tem um resultado a longo prazo, como, por exemplo, escrever um livro, fazer academia para emagrecer. Perco a motivação por saber que vou demorar a ver os resultados.

  15. Eu acho que é um mau costume comum…… em alguma coisa todo mundo acaba procastinando e não deve ser assim….

  16. Eu tenhos alguns problemas de procastinação, um deles que persigo, mas esta dificil parar é que acordo mas não levanto, dai digo para mim mesmo “vou dormir mais 10 minutos e pronto” dai passa os 10 minutos e peço mais dez, isso me faz perder precisosas horas de trabalho. O outro problema é de ficar mesmo enrolando ao invés de pegar e fazer, mas neste segundo problema estou corrigindo, que é ter foco, foco, foco, foco!!!

  17. Deixo para depois o que é mais difícil. Isso me deixa triste, estressada, ansiosa…

  18. Tenho sérios problemas com isso relacionado a tarefas que não gosto de fazer, então acabo dando preferência as que gosto. Quando o dia não é muito bom, acabo não fazendo-as alegando que ” o dia não está bom para mim” e aí só faço essas tarefas que não gosto, de bom grado, quando sou empurrada para isso ou quando estou de “bom humor”. Percebo que quando encaro essas tarefas como atividades que mais cedo ou mais tarde terei que fazê-las, acabo programando elas para o inicio do dia porque não há a desculpa que o dia está ruim.

  19. De tudo um pouco, academia, cursos, livros, revistas, mas com o trabalho e a família não costumo deixar para depois, provavelmente por colocalos como pontos prioritários de se fazer. O grande problema é que acabo me dedicando sempre a alguém e sem perceber esqueço-me de mim e o que realmente faria diferença em minha vida, como progressão de estudos e é lógico uma rotina de exercícios, alimentação e meditação ficam como segundo, terceiro, quarto plano. Provavelmente este livro fará diferença.

  20. Ah, eu penso que… mas deixa pra lá…. depois eu respondo…. kkkkkkk

  21. Agora é sério…. não concordo com o Victor que tem que deixar a emoção de lado. Acho que pelo contrário, é a emoção que nos mobiliza para agir ou parar… Às vezes adiamos tarefas por perfeccionismo, por achar que ainda não está bom. Ou fazemos tarefas para agradar aos outros, receber elogios do chefe, servos admirados… Também penso que na verdade nos exigimos fazer muitas coisas e aí não vai dar tempo mesmo. Mudei e tento trabalhar com minha autoexigência e fazer menos coisas, com mais qualidade, e colocar prioridades também. Aí tenho me sentido mais satisfeita com minha vida em geral (pessoal e profissionalmente).

  22. Costumo procrastinar atividades como ligações para operadoras de telefonia e afins, pela chatice que é esperar para ser atendido… talvez seja por isso mesmo que eles atendam tão mal não é!? Pra gente ligar cada vez menos!
    Tbm procrastino algo que eu sei, pode soar mal, mas acredito que alguns me entenderão… mudanças em projetos de clientes folgados, que pedem mil mudanças num projeto e sempre voltar a escolher o primeiro que foi enviado… Costumo atender muito bem meus clientes, me esforço para surpreende-los, e de fato não são todos assim, mas 1 ou outro tem a mania de sempre agir dessa forma… É isso!

  23. Comunidades sociais, notícias em geral na internet, jogos eletrônicos. Estou me sabotando. To tendo muita dificuldade de fazedr o óbvio.

  24. Olá a Procrastinação que me aflinge é a do Facebook durante a leitura de e-mails,
    é difícil resistir à tentação de dar só uma ‘olhadinha’/’atualizadinha’ no Face…
    Começa sempre assim:
    “eu abro a minha caixa de e-mails,
    (eu participo de uns 3 grupos de e-mails)
    vou fazendo um pente fino, aí tem uma ou outra
    msg que paro pra ler…
    as vezes, se o conteúdo é relevante,
    eu busco mais informações sobre aquilo
    ou então aquilo rende um comentário, uma série de reenvios ou um POST NO FACE (aí a perdição é certa!) pq qndo abro o FACE pra fazer o post, de uma frase – as vezes, não resisto aquelas indicações em vermelho de msgns ou comentários.
    Mas, seguirei seu conselho e vou cortar as notificações via e-mail…
    MUITO OBRIGADO!!!

  25. Minhas finanças. A administração da minha conta é uma coisa que me deixa extremamente ansiosa e nervosa. Por isso deixo sempre para depois.

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s