A Memorização e Gestão do Tempo

No sábado, aproveitei que precisava visitar minha mãe e fui para São Paulo fazer omem curso do Renato Alves, sobre Memorização & Concentração. Eu só conhecia o Renato de nome como já disse no post anterior e depois desse convite só posso dar o meu relato sobre o que vi, ouvi e memorizei no curso!

Eu sou meio Santo Tomé, ou seja, só acreditando vendo e experimentando (apesar de que acredito em ETs e nunca vi um). Foi assim com a gestão do tempo e é assim com muitas coisas em minha vida. Quando eu tava na 3a série do 2o grau, eu tinha comprado um kit chamado Power Memory que falava sobre o mesmo assunto do Renato, com a diferença de se basear em advanced learning.

Os dois partem do principio das ligações mnemônicas. Ou seja, criar associações no seu cérebro com coisas que quer lembrar. A idéia é a seguinte, vamos supor que você queria guardar os objetos: Hidroavião, Linha, Soja, Potro, Rubi, etc.. Basta você criar uma historinha na cabeça, engraçada e cheia de imagens (quanto mais viva melhor). Por exemplo: “O Hidroavião jogou uma linha que pegou a Soja que o potro estava comendo e depois fez coco de rubi.” Se você reparar esses objetivos são na verdade elementos da Tabela Periódica da família dos metais alcalinos.

O Renato de um monte de exemplos bacanas e bem simples para criarmos essas associações com praticamente tudo. Funciona, simples assim. O cérebro é mais poderoso do que podemos imaginar.

Memória é uma questão de aplicar, se você aplica vai ter resultados. Igual gestão do tempo. O meu maior propósito no curso era de ajudar no estudo de idiomas. Eu tenho uma mania de ver uma palavra nova, vejo o significado no dicionário e depois de alguns dias já esqueci.

Pra mim essa essa foi a parte mais legal do curso, eu descobri que eu estava tentando memorizar da forma errada. O segredo da memorização é o intervalo. Para a coisa fixar precisa ter uma constância de leitura com pelo menos 5 horas de intervalo.

Hoje eu imprimi minha lista de palavras e coloquei 3 tarefas no Neotriad – Ler Listas de Novas Palavras – 5 minutos de duração. Ao invés de gastar 15 minutos lendo e relendo a lista na mesma hora, dividi em 3 tarefas de 5 minutos. Fazendo isso por 3 semanas fica para o resto da vida!

O resumo é que o curso valeu a pena, tem várias dicas de memorização, de concentração, de estudo, etc. Eu acho um curso complementar ao de gestão do tempo, tanto que em breve faremos algo juntos.Acho que todo concursei ou profissional que anda esquecido poderia lembrar de reservar um dia na agenda para aprimorar seu tempo!

E ao pessoal do curso que foi e são leitores aqui do blog vale deixar suas impressões também!

11 Respostas

  1. tem alguma relação 3 tarefas, 5 minutos, 3 semanas?

    • Nenhuma relação, mas ele recomenda que tenha intervalos de em média 5horas. Ou seja, eu vejo as 8hs da manhã, 13hs e as 19hs. Eu levo uns 5 minutos pra ler as páginas. E 3 semanas é o período mínimo que ele recomenda.

  2. fiquei chateado por ter feito uma pergunta no site sobre o local do curso e não recebi nenhuma resposta, se tivessem respondido talvez eu também tivesse participado :(

  3. foi sim, no formulário de contatos do site http://www.campeaodememorizacao.com.br/

  4. Fiz o curso com o mesmo objetivo de vc (idiomas) e ficou uma mensagem além…”NÃO CONFUNDA FALTA DE MEMÓRIA COM FALTA DE ORGANIZAÇÃO”

    Gostei bastante do curso. Valeu a dica! Continue as boas dicas de cursos!

    Agora falta o seu!

  5. Oi… eu gostei da ideia desse curso… assim temos q exercitar o corpor e a mente neh…
    para sermos saudáveis…
    att,

  6. Quero agradecer a ilustre presença do Christian em meu workshop de memorização e a todos os alunos presentes.
    Fica registrada a minha alegria por poder compartilhar algumas dicas simples, mas que fizeram com que eu riscasse do meu vocabulario o verbo esquecer.
    Neste momento escrevo do aeroporto de congonhas e já começo a pensar em uma nova data para retornar a São Paulo.
    Um grande abraço,
    Renato Alves.

  7. Gostaria de elogiar também o blog. Assisti uma palestra sua pela internet e vem me ajudando um pouco, sáo não mais por falta de disciplina minha.

    Quanto ao comentário acima, gostaria de falar que o Jodé Alves não teve muita sorte, pois fiz algumas pergunats quanto ao curso e fui imediatamente respondido.

    Muito obrigado pelo espaço,

  8. Olá pessoal, atendendo a pedidos, quero informar que conseguimos mais uma data para evento em São Paulo. Será no mesmo local (Universidade Metodista – Ipiranga) no dia 11 de setembro, sábado, das 8:30 as 17:30h. Um forte abraço,
    Renato Alves.

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s