Por um 2013 diferente

    Como estamos no começo do ano, seria muito útil repensar como foi 2012 e criar um 2013 melhor. Eu acredito que nunca devemos nos contentar em ficar na mesma, algo deve mudar. E se algo deve mudar a reflexão deve começar com você mesmo, a partir das suas atitudes e escolhas.

My-New-Year-Strategic-Plan-20101

 

    Para começar a pensar em um 2013 diferente, sugiro que reserve pelo menos uns 20 minutos para esse exercício. Pegue uma folha de papel, coloque na horizontal e escreva no topo 2012. Faça um T na folha e em cada espaço escreva:

– O que fiz e devo continuar fazendo

– O que fiz e não deveria mais fazer

– O que deixei de fazer e devo persistir em 2013

    Faça uma lista de coisas para cada um desses espaços no T e, em seguida, releia os itens. Particularmente, sugiro que depois de escrever todos os itens, retome o exercício no dia seguinte, revisando tudo que escreveu.

    Essa releitura dará um panorama geral de como foi seu ano anterior, das coisas importantes, das circunstâncias, das metas que podem ajudar 2013. Essa folha deveria ser anexada na sua agenda do próximo ano para que você tenha contato com as coisas que quer e as que precisam ser deixadas de lado.

    Em outra folha ou no verso da mesma folha, pense nas coisas que gostaria de realizar em 2013. Coisas realmente viáveis e que possam começar e terminar no próximo ano (para facilitar o processo de planejamento). Depois de listar, faça um X nas metas que proporcionam simultaneamente à sua vida mais equilíbrio (bem estar, saúde, relacionamentos, etc) e resultados (finanças, carreira, bens, etc). Das que tiverem o X marcado, selecione apenas 2 e descreva pelo menos 10 ações práticas que te ajudarão a executar esse objetivo.

    Quando planejo meu ano, eu gosto de escrever uma carta, fechar e deixar para abrir no meio do ano. Não tenho nenhuma pesquisa sobre isso, mas eu adoro ler aquilo que planejei e ver o que andou. Você pode tirar uma cópia dessas folhas e colocar na carta, pois a original deve ficar sempre com você.

    Experimente fazer e compartilhe os resultados.

    Só não vale deixar a vida correr frouxa, ou repetir 2012, pois isso se torna um hábito e quando você reparar está com 80 anos e reclamando das coisas que deixou de fazer. O tempo passa rápido para quem não controla as coisas que faz na vida!

    Um excelente 2013!

3 Respostas

  1. Este exercício de fazer uma lista das coisas feitas, e principalmente, as que não foram feitas no ano que passou, é muito interessante, porque muitas vezes tu não te dá conta das coisas que ficaram para trás. Rever estas coisas deixadas pra trás te faz pensar no futuro, pensando no que é necessário pra realizá-las no futuro.
    Eu já fiz o meu, e as coisas que deixei pra trás em 2012, entraram para a programação de 2013, com uma cara diferente, bem menos pretensiosas e grandiosas. Ficaram mais simples e menos ilusórias. Tirei algumas coisas do planejamento de 2013, pra deixar espaço pra outras coisas inacabadas.
    Boa sorte!
    Abraço,
    Gérson.

  2. Fiz minhas listas durante o feriado prolongado, quando podia ficar muito tempo pensando, enquanto tomava meu chimarrão, de manhã cedo. Fui pensando nas coisas que tinham ficado para trás, e que eu gostaria que fossem realizadas.
    Com os conselhos de alguns amigos, e da família, tirei coisas da minha programação original de 2013, pra deixar espaço para as inacabadas em 2012.
    2013 promete. Vai ser o melhor ano da minha vida! Pode escrever ai, e em dezembro me cobrar.
    Grande abraço,
    Gérson.

  3. Christian,
    Fiz essa lista assim que li o post e revisei hoje.
    Realmente foi muito interessante analisar as mudanças que obtive no ano passado e também alguns pontos de melhorias.
    A partir dessa análise fiz um planejamento para esse ano e defini uma meta a ser alcançada.
    Parabéns pelo Blog!

    Abraços
    Paulo Garra

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s