Crie tempo para aprender

O mercado está cheio de vagas, o problema é preencher as vagas com gente boa. O que acaba acontecendo é o conformismo. As empresas contratam pessoas para “tapar buracos” com um baixo de nível de competência e alto nível de petulância. Estamos repletos de “King of Black Cocada” (reis da cocada preta) que se acham mais que tudo e não são capazes de redigir um e-mail corretamente, pensar ao invés de seguir alguém, de ter uma ideia ao invés de copiar, de ter um pensamento crítico bem formulado sobre algo. De gerar resultados de fato ao invés de só enrolar.

pavao-azul-cauda-verde

Com certeza você conhece alguém assim na mesa do lado, no cliente, no fornecedor, talvez esse alguém seja você mesmo. E o mais interessante desse quadro é que muitas pessoas não fazem isso por mal, é por medo mesmo, de perder o emprego, de arriscar, de ousar, de não saber o que fazer.

Infelizmente não é apenas no vídeo game, no bar, na badala, na TV que vamos melhorar. Lazer é fundamental e precisa estar presente, mas é preciso também investir seriamente seu tempo na carreira, no estudo, no desenvolvimento, no futuro.

Comece fazendo uma matemática simples: quantos livros você lê por mês? Quantos cursos faz por ano? Quantas palestras assiste? Quantas revistas você assina e lê? Quantos blogs lê de verdade? Se a conta deu menos que três é preciso se preocupar.

Arrume tempo para ler, para investir em você! Não ache uma desculpa, ache formas de fazer isso:

  • Compre pelo menos um livro HOJE para ler nos próximos 60 dias, coloque esse livro no banheiro, no carro, do lado cama, no escritório, na bolsa e aproveite cada minuto que sobrar para ler
  • Assista mais cursos ou palestras online, vários deles tem a opção de baixar o áudio, grave no pen drive e coloque no seu carro, no seu celular ou em qualquer lugar que possa ouvir enquanto não pode fazer mais nada.
  • Escolha um curso para fazer nos próximos seis meses, seja online ou presencial, mas procure algo que possa ajudar você a pensar fora da caixa ou melhorar sua carreira atual
  • Escolha um blog para ler e selecione três artigos para ler nos próximos 10 dias, se for o caso mande para o seu celular esse texto para ler no trânsito
  • Procure almoçar, happy hour ou mesmo tomar um café com pessoas do seu networking que ajudem você a aprimorar suas competências ou a ter insights

Se concordar com essa ideia do post, compartilhe com seus colegas, vamos ajudar o mundo a ter mais gente legal, inteligente, que ajude nossas empresas e País a prosperarem com sabedoria e qualidade.

9 Respostas

  1. Republicou isso em matheuse comentado:
    “Pare de arrumar desculpas, comece a aprender hoje”

  2. Inteiramente de acordo Christian…se buscando aprender sempre nem sempre é o suficiente..imagina fica só de boa,só curtindo…assim uma hora a casa cai!

  3. […] Crie tempo para aprender. […]

  4. É o que eu digo: quem quer, corre atrás. Quem não quer, arruma desculpa.

  5. Muito bom esse post Christian! vejo diariamente o pessoal mais comprometido com as redes sociais do que com a carreira, olham para você que se prepara e estuda como se você fosse de outro planeta…

  6. Excelente Christian! Exemplos práticos para todas as pessoas que desejam alguma mudança em sua vida.

    Vou compartilhar! :)

    Forte Abraço,
    Marcelo Nascimento
    Consultor Neotriad – Soluções em gestão do tempo, produtividade pessoal e de equipes

  7. otima dica…..amei…vou seguir a risca….vou criar tempo para aprender.

  8. Saber nunca ocupa espaço, portanto, criar tempo para aprender ainda é o melhor negócio.

  9. […] via: Crie tempo para aprender. […]

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s