Qual sua visão sobre escritórios abertos e coworking?

coworking_space

Você trabalha em um escritório aberto? Utiliza algum espaço de coworking?

Como é sua produtividade nesse ambiente? Muitas interrupções? Barulho? Você tem alguma reclamação ou elogios?

14 Respostas

  1. Christian, tive a oportunidade de trabalhar e coordenar equipes nos dois ambientes em questão.

    Particularmente prefiro trabalhar com ambientes abertos, embora você precise criar mecanismos para reduzir as interrupções. Em um ambiente comum a organização consegue transpor com maior clareza as informações. A comunicação fica mais aberta e participativa, existe um senso de engajamento dos integrantes da equipe muito maior, todos podem compreender o papel de cada um.

    Abraço,
    Andrei Maxwel

  2. Trabalho dessa forma e detesto. Não consigo a concentração desejada pela qde de interrupções durante o dia, muitas vezes sem importância. Tenho que ser o mala sempre por dizer não várias vezes. Muitas vezes coloco fones de ouvido para ouvir música para poder me concentrar na tarefa.

  3. Me vejo trabalhando desta maneira só se fosse para escrever. Grudado no micro, ouvindo minha música, mexendo os pés e a cabeça e tomando chimarrão. Talvez para interagir com outras pessoas e fazer networking talvez funcionasse. Dependendo do trabalho, talvez.

  4. Na maior parte do meu trabalho uso o home office, pois é mais tranquilo e consigo ter boa produtividade. O ambiente aberto pode até atrapalhar em alguns casos se não houver uma boa liderança.

  5. Já trabalhei em salão aberto, em sala individual e agora divido minha sala com 3 pessoas. Acho que dependendo da função e do tipo de tarefa que é executada há um ambiente mais apropriado. Hoje trabalho no planejamento estratégico da empresa e neste caso acredito que sala individual é a melhor opção, mas talvez para uma tarefa mais operacional que depende muito de outros departamentos o ambiente aberto seja mais vantajoso.

  6. Já trabalhei neste tipo de ambiente. E realmente há muita interupção e desvio de foco. Fica muito fácil a gente entrar em uma conversa paralela.

  7. Assim como foi comentado na reportagem, não é a maioria. Depende do público que frequentado pelo coworking. Utilizo o coworking e a produtividade é maior do que no escritório fechado em que trabalhei anteriormente. Então é foco e consciência individual que fazem a produtividade.

  8. Relato perfeito do que aconteceu comigo e minha empresa.
    O pior é não existir nem bom senso e nem respeito de limites, e você se tornar o chato da história por implorar por momentos de concentração.

  9. Posso responder por mim mesmo. Sou visual “xiita”, e muito movimento de pessoas e cores prejudica a minha capacidade de concentração e foco. Além do que ruídos e vozes de diferentes timbres e intensidades vão me irritando ao longo do dia, gerando desgaste emocional e irritabilidade. Percebo isso quando visito feiras da minha área, e me reúno com os fornecedores, para discutir um contrato ou compra de produtos. Tudo fica muito improdutivo e dispersivo. O comportamento das pessoas ao redor muda radicalmente daquele que conhecemos em ambiente empresarial.

    Penso que nem mesmo as novas gerações, com capacidades multitarefas claras, conseguem desenvolver atividades mais complexas simultaneamente, em ambientes “poluídos”. O fator em discussão aqui não são rotinas operacionais, mas sim atividades tático/estratégicas que envolvam concentração, raciocínio e abstração.

    Abraços Christian!

  10. Aqui no Ambiental Office, apesar de ser um coworking segmentado para profissionais de comunicação, o ambiente é super tranquilo, o que proporciona conforto e respeito entre os coworkers. Essa segmentação também permite que gere mais interação entre os profissionais que muitas vezes acabam trabalhando em conjunto em diferentes projetos, pois um serviço acaba complementando o outro. Todos os profissionais que por aqui passaram afirmaram que o trabalho dentro do escritório proporcionou maior produtividade e, além dos contatos profissionais, também se formaram muitas amizades. O Ambiental Office fica em uma região arborizada de Curitiba, é cheio de cores e estimula a criatividade de quem aqui trabalha. O meu trabalho e a minha convivência com as pessoas evoluiu muito desde que comecei a trabalhar aqui.

  11. Eu preciso de muita concentração e foco para desenvolver minhas atividades e simplesmente detesto trabalhar em ambientes abertos. Sempre há algo que desvia a atenção e acabo sendo improdutiva. Creio que infelizmente as empresas adotem certas práticas sem pensar nos contras também.

  12. A maior parte do tempo eu prefiro trabalhar sozinho em casa. Mas há momentos onde trabalhar em um espaço com outras pessoas tem o seu o valor.

    Eu busco equilibrar esses dois ambientes dentro da minha rotina.

  13. Acredito que tem ambientes para todos os públicos, pois existem ambientes mais tranquilos, outros mais coloridos e dinamicos que estimulam a criatividade. Cabe ao profissional encontrar um que se adeque ao seu Perfil. Aqui no Plus Coworking, aqui em Curitiba, temos um ambiente tranquilo que proporciona um ambiente agradável para o desenvolvimento dos projetos, pois por ser um ambiente menor, para até 10 pessoas, isso reduz consideravelmente, os barulhos, interrupções e distrações. Mas como regra geral o fator que deve predominar é o bom senso! ;)

  14. Acredito que é realmente uma questão de regra e liderança, o espaço tem que ser colaborativo, e interromper o outro não é colaboração, o coworking é uma ótima oportunidade desde que aja regras e bom senso.Não da para generalizar.

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s