Anúncios

Carros: Escolha Bem e Economize Tempo by Leandro Mattera

Com o desespero das montadoras devido ao péssimo ritmo do mercado, começou a onda de descontos e juros zero. Esse post do Leandro, que é um especialista em carros, vem bem a calhar para você escolher o carro certo, sem perder tempo e dinheiro.

 

Nos últimos anos, aumentaram as opções de carros no Brasil, com lançamentos e a chegada de novas marcas. Com tantas possibilidades, o processo de escolha de qual carro comprar pode ser demorado.

Esse cenário é mais complexo porque temos os veículos mais caros do mundo. Além disso, grande parte não oferece padrões adequados de qualidade e segurança, quando comparados com similares do Primeiro Mundo.

Como sabemos, quando há muitas opções, podemos ter dificuldades para decidir. Isso pode levar à procrastinação, a pesquisas intermináveis ou a decisões equivocadas, que costumam envolver:

(i) Compras impulsivas, normalmente motivadas pelo design;

(ii) Influências externas, como do marketing ou de amigos e familiares; ou

(iii) Análise superficial dos impactos financeiros.

Para superar essas situações com eficiência, foi desenvolvido o Método “Seu Carro C.E.R.T.O”, considerando a minha experiência como consultor automotivo pessoal na Carro e Dinheiro. Basicamente, os fatores que merecem análise são:

a. Necessidades: o que efetivamente é preciso em um determinado veículo, conforme o perfil pessoal;

b. Qualidade: para identificar um bom carro, em termos de projeto e características;

c. Segurança: considerando mecanismos de segurança ativa e passiva, com o objetivo de evitar acidentes ou atenuar seus resultados;

d. Finanças: levando em conta todos os impactos financeiros ao longo do tempo, desde a compra até a venda;

e. Lado Emocional: para conciliar o gosto pessoal, após a verificação de todas as outras prioridades.

É aconselhável realizar esse processo de pesquisa antes das visitas às concessionárias. A sugestão é chegar às três melhores opções teóricas e, depois, avaliar as condições reais, inclusive realizando o test-drive.

Uma boa escolha pode gerar mais tranquilidade. Para tanto, recomenda-se priorizar marcas com bom pós-venda, cujos intervalos para revisão sejam maiores e que apresentem boa disponibilidade de peças.

Nesse sentido, pensando nas pessoas que dão valor ao seu dinheiro e ao seu tempo, recentemente publiquei o livro digital “Como Escolher o seu Carro Ideal”, que convido você a conhecer no site: www.oseucarroideal.com.br.

Afinal, somente com escolhas mais conscientes dos consumidores é que poderemos ter melhores condições no nosso mercado.

Obrigado pela atenção.

Leandro Mattera

Especialista no tema carros e finanças, é fundador e Consultor Automotivo na CARRO E DINHEIRO – Consultoria Automotiva Pessoal. Autor do livro digital "Como Escolher o seu Carro Ideal".

Anúncios

2 Respostas

  1. Amei o post! Estava mesmo nesse dilema que ele citou! Obrigada!

    Em 3 de outubro de 2014 07:05, “Mais Tempo – administração do tempo,

  2. Olá Leandro, gosto muito dos seus artigos. Parabéns pelo conteúdo objetivo e denso.

    Apesar de particularmente não utilizar os serviços das concessionárias, sem dúvida alguma a simples presença do fabricante/montador com um serviço especializado no Brasil faz muita diferença por diversas razões.

    Especialmente no caso da SUBARU, que possui excelentes automóveis do ponto de vista do uso e da segurança (vide IIHS EUA), ainda é uma marca pouco conhecida no Brasil e por isso vende pouco, possui uma manutenção mais cara e seus veículos têm baixa liquidez/valor comercial,

    Considerando o cenário atual e o aparente investimento da SUBARU querendo aumentar suas vendas no Brasil, que são tímidas, investir em um Subaru para o dia-a-dia em vez de Mitsubishi, Toyota ou Hyundai, que têm mais mercado e oferta de peças seria uma mau negócio?

    Grato.

    Rafael Freitas

Responder

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s