Você ainda é realmente jovem?

Você acha que a vida está passando rápido demais? Não tem tido tempo para aproveitar as coisas que você gosta? Faz tempo que você não tira um tempo para você? E aquele livro que você queria ler, ficou para depois? Não fique preocupado se você disse sim a pelo menos uma das perguntas acima, você não é o único.

Essa sensação de que a vida está passando e você não está aproveitando está se tornando cada vez mais comum. Isso reflete a falta que faz, atividades importantes no seu tempo.

Importante é algo que irá trazer um benefício real para você a curtoenvelhecimento-saudavel , médio ou longo prazo. Pode ser uma atividade de lazer, intelectual, emocional, social, espiritual, familiar, profissional, etc. O que pode ser importante para você, pode não ser para mim. Não importa o que é que você irá fazer, importa o efeito que isso vai causar para você.

Quer ouvir uma música? Ver um filme? Dar um grito? Dar um abraço? Dizer que ama alguém? Ler uma piada? Fazer uma massagem? Tomar um drink? Ler aquele artigo interessante?

O que você pode fazer de importante por você agora? Que tal parar por 3 minutos e fazer algo simples, mas importante para você?

Sabe o que é pior disso tudo? É que viver o importante é tão óbvio, tão simples e prazeroso de fazer, mas sempre é negligenciado, adiado em função da última urgência ou da nova circunstância.

Você não precisa administrar seu tempo! Você precisa administrar a importância na sua vida! Você já está cheio de urgências e circunstâncias, mas faltam momentos importantes para curtir.

É comum ouvir as pessoas falarem que depois dos 20 anos o tempo voa! Eu não me conformo com essa frase. Em outras palavras esse chavão quer dizer: “ Quando eu era jovem curtia a vida e agora sou um escravo das urgências.”

É fácil lembrar da juventude, afinal foram tantos momentos importantes. A vontade de descobrir o mundo, a impulsividade, a paixão, as baladas com os amigos, os livros, as músicas. Resumindo: você estava feliz, alegre e vivo!

O que mudou? Você deixou a rigidez da responsabilidade envelhecer a sua juventude? Os problemas controlarem sua alegria? A gordura estragar sua saúde? A urgência sobrepujar a importância?

Eu não vou deixar o jovem que habita em meu ser envelhecer! Simplesmente eu não aceito essa condição. Quando eu for idoso de idade (e isso chegará para todos, graças a Deus!), nunca direi que sou “velho”. Falei para todos que sou um jovem reciclado! Eu vou manter a importância da chama da juventude acesa para todo o sempre.

idoso

Olhe para a sua agenda da próxima semana. Tem algum dia livre? Que tal agendar um compromisso inédito e especial: Reunião com Meu Jovem! — 1 hora deve ser suficiente para começar. Durante essa hora, fuja do escritório, da rotina, da urgência e faça algo importante para você. Curta sua juventude (com responsabilidade é claro – afinal você amadureceu!).

Pablo Picasso dizia que se demora muito tempo para se ficar jovem. Se isso for verdade, então você está na infância e começando a entrar na juventude. Mas permita-se crescer na escola da importância para viver a velhice do resultado.

Faltam poucas semanas para 2010, o que você vai fazer de importante por você esse ano? Ainda dá tempo! Você tem muitos horários para a reunião com o jovem dentro de você!

Cresça Forte e Saudável!

9 Respostas

  1. Gostei bastante. Penso assim também. Me incomodo muito com esse pessoal que reclama que nunca da tempo pra nada, só age apagando incêndios e não sabe aproveitar a vida. Acredito que pode-se obter sucesso, viver a vida dos seus sonhos, sendo um eterno jovem (no conceito de alegre e energético, não no de inexperiente). Por isso que estou começando minha carreira de maneira inversa ao normal: estou fazendo o que gosto, para então começar a ganhar dinheiro. Tudo isso enquanto aproveito a vida. Melhor do que “se matar”, se desgastar, para depois perceber que aiiinda dá tempo de aproveitar. Mas, pra quem percebe isso depois de um tempo, antes tarde do que nunca, não é mesmo?

  2. Que bom , hoje mesmo me dei um tempo pra relaxar… como é bom!

  3. excelente texto. Bastante Helpfull =D

  4. Olá, muito legal o post. A idéia é bem compatível com a apresentada no Livro “Mais Tempo Mais Dinheiro” ao qual estou adorando ler.

    Atualmente, pratico este tempo comigo mesma e chamo-o de “ócio criativo” pois sempre fui muito criativa, mas pela primeira vez estou aproveitando minhas qualidades para mim mesma!

    Abs!!!

  5. Prezado,

    Gostei muito de seu texto e tenho interesse em compartilhar em meu site, por entender que será muito útil aos velhos jovens que lá frequentam. :)
    Dessa forma, você autorizaria a publicação com os devidos créditos e link para cá?

    Atenciosamente, despeço-me.

    • Pode ficar a vontade de replicar, desde que coloque o link pro post original. Abs

      • Obrigado por sua gentileza e atenção.
        O que é bom, tem mais é que ser compartilhado.
        Gostei muito de seus artigos e metodologia, principalmente pela simplicidade e agilidade. Estou inclusive testando o neotriad.
        Parabéns e um grande abraço,

        Marco
        ps. na dúvida, achei melhor não colocar o link aqui, mas vc poderá encontrar o texto no Pier de Ipanema, logo na home, no bloco “destaques”, com os devidos créditos, links, “tuitadas” e “facebookadas” ;)

  6. Penso assim, mas teve uma fase quando estava namorando que ela me disse que eu já estava ficando velho e precisava pensar no futuro e não ficar somente curtindo. Realmente aprendi com isso, mas só ficar trabalhando não me fazia feliz, ela não gostava muito de sair e parecia que estavamos trilhando os caminhos de seus pais , que só trabalham e não tem quase vida social.
    Foi uma fase dificil pra mim, pois o namoro acabou a partir destes problemas, duvidei de mim e me senti velho aos 28 anos de idade, inseguro e desesperançoso de minhas convições.
    Agora estou mais seguro pois sei que posso crescer profissionalmente e fazer também as coisas que gosto. Estou lendo o livro ” Mais tempo mais dinheiro e irei viver minha vida como era antes procurando alguém que acredite como voces que viver é ser feliz e ser responsável ao mesmo tempo
    abraçosssss e agradecido por estas dicas preciosas

  7. […] a importância… 21/09/2010 — arianemarques Você ainda é realmente jovem? (por Christian Barbosa […]

Responder